A forte chuva que caiu desde a noite do dia 31 de dezembro causou deslizamentos em vários morros da cidade. Na Ilha Grande, parte de uma pousada foi soterrada, provocando muitas mortes. O prefeito Tuca Jordão decretou luto oficial por três dias e cancelou todas as festas e eventos programados, como a procissão marítima de hoje e os festejos do dia 6, aniversário da cidade.
“Todos os órgãos públicos estão empenhados no trabalho de busca de vítimas e nas primeiras operações de geotecnia”, afirmou Tuca Jordão. Segundo ele, além da Defesa Civil de Angra, profissionais do Corpo de Bombeiros, da Marinha do Brasil e da Defesa Civil estadual estão trabalhando conjuntamente.
O secretário municipal de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, afirmou que as chuvas foram intensas e que a equipe da Defesa Civil de Angra já está trabalhando “há 48 horas ininterruptas”.
O prefeito agradeceu à população pela solidariedade quase que imediata. “Os moradores e turistas aqui em Angra estão sensibilizados, fazendo doações e até oferendo-se como voluntários. Quero agradecer publicamente a todos, neste momento tão triste para nossa cidade”, afirmou.
Ele também disse que todos os agentes públicos estão tentando minimizar os problemas, pois “o problema não é de Angra dos Reis, é de toda a sociedade”.
Por enquanto, segundo o prefeito, não se tem definido o total de recursos financeiros necessários para as futuras obras. “Serão obras de geotecnia muito complexas e grandes”, disse ele.