Ciclovia Clarinaldo de Oliveira

Ciclovia da Costeirinha é inaugurada com anúncio de novos projetos esportivos para o local

Sábado, 29/11/2008 | .

Ao lado do secretário Estadual de Transporte, Júlio Batista Lopes, o prefeito Fernando Jordão inaugurou neste sábado, 29, a última etapa da Ciclovia Clarinaldo de Oliveira com o anúncio de novos projetos da secretaria de Esporte e Lazer para a Costeirinha. Com cerca de 1,2 km de extensão, a ciclovia é um dos principais atrativos do empreendimento que veio devolver a frente da cidade aos moradores de Angra. A ciclovia foi entregue à população em clima de emoção por parte dos familiares do desportista homenageado, falecido aos 61 anos de idade. Clarinaldo de Oliveira foi presidente da Associação Baratas da Costeira e continua sendo uma das personalidades mais queridas e incentivadoras do esporte angrense. Além da população presente à inauguração estavam secretários e representantes do governo, vereadores, o chefe de gabinete da secretaria Estadual de Transporte Luis Carlos Velloso e o coordenador do projeto “Rio Estado da Bicicleta” Leonardo de Carvalho.

Após a homenagem e o descerramento da placa, o prefeito Fernando Jordão e o secretário de Transporte Júlio Lopes puderam estrear a ciclovia e também as novas bicicletas que serão utilizadas em programas de esporte da Prefeitura. São 50 bicicletas adquiridas em parceria com a secretaria Estadual de Transporte, que hoje fazem parte do patrimônio do município e serão utilizadas em atividades físicas buscando o estímulo do exercício junto a crianças e jovens que gostam de pedalar. Na inauguração da ciclovia foi apresentado o Eco Taxi - um triciclo do projeto Rio Estado da Bicicleta - que já vem fazendo sucesso nas ciclovias do Rio de Janeiro.

Durante a entrega da ciclovia muito se falou sobre a utilização de meios alternativos de transporte como forma de melhorar a qualidade de vida e de preservação do meio ambiente. Esse tem sido o pensamento do Prefeito Fernando Jordão que através de investimentos em infra-estrutura vem incentivando a atividade física através do projeto “Caminhar é Saúde”.

- Estamos devolvendo a frente da cidade aos moradores. Através de políticas de entendimento estamos conseguindo mudar a cidade e oferecer opções de lazer e esporte com obras como esta. Assim como foi feito no Cais de Santa Luzia e no Largo do Mercado Redondo, estamos negociando outras áreas para futuros projetos de urbanização em favor da qualidade de vida dos moradores e do turismo da nossa cidade - disse Fernando Jordão.

            Cássia Louzada, filha do desportista homenageado se emocionou ao receber do Prefeito Fernando Jordão a medalha “Clarinaldo de Oliveira”.

- Este local era parte da vida do meu pai. Estou muito feliz com esta homenagem - agradeceu Cássia.                  

            A urbanização da Costeirinha e a nova ciclovia são algumas das principais obras de valorização da frente da cidade. O local dá acesso ao Colégio Naval, a diversas praias e ao Corredor Turístico da Estrada do Contorno, um dos mais procurados por turistas e moradores. A Costeirinha é ainda o principal espaço para práticas esportivas como caminhada, corrida, natação, hidroginástica e outras atividades. O acesso à praia foi melhorado com a construção de uma nova escada e um deck de madeira, para imprimir maior comodidade principalmente ao público da terceira idade que é usuário mais rotineiro das atividades da hidroginástica. Além da execução dos projetos paisagísticos que embelezam o local, a Superintendência de Parques e Jardins foi a responsável pela instalação do bicicletário com capacidade para 11 bicicletas.

            O projeto de urbanização conta ainda com uma nova calçada, iluminação especial, e guarda-corpo, além da reestruturação da Avenida Oswaldo Martins que recebeu nova sinalização, passagem elevada para pedestres e uma ciclo-faixa. O espaço também foi todo urbanizado, tanto no acesso à praia da Costeirinha como próximo ao aterro do São Bento, ganhando jardins, bancos, e novos aparelhos para a prática de exercícios físicos.

Logo após a inauguração do novo espaço, várias atividades de lazer e esporte irão acontecer no local, como o passeio ciclístico com a garotada que participa das atividades esportivas das escolinhas da prefeitura, uma caminhada ao longo da extensão da ciclovia com a integração de um grupo da terceira idade e um aulão de hidroginástica. Todas as atividades serão assistidas por um profissional de educação física como garantiu o secretário de Esporte Hudson Vianna.

O secretário de Transporte Júlio Lopes tem sido um dos maiores incentivadores ao uso da bicicleta e ficou entusiasmado com a estrutura do projeto em Angra dos Reis.

- Este é um projeto que o Estado celebra e incentiva pela importância que representa às cidades do mundo inteiro. Esta é uma tendência natural que depende de ações como esta que está sendo tomada em Angra dos Reis para possibilitar e incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte. O Prefeito Fernando Jordão está no rumo certo, a cidade está mais bonita e funcional, além de preparada para novos investimentos - ressaltou Júlio Lopes.   

  

 

A inclusão das ciclovias gera mais qualidade de vida

 

 Nos dias de hoje, andar de bicicleta ou se exercitar através dela, não significa somente uma condicionante para se ter boa saúde e bem-estar, o fato é que a bicicleta pode ser, sim, uma opção eficaz de transporte no cotidiano das pessoas que vão para o trabalho, para escola ou que tenham outro destino. Os projetos das ciclovias vêm sendo desenvolvidos também para efeito de desafogamento do tráfego, sendo capazes de minimizar os problemas no sistema de transportes, contribuindo, e muito, para tirar uma parte dos carros das ruas, como também ajudar na redução dos níveis de poluição na cidade.

   Hoje, praticamente todas as capitais brasileiras, assim como muitas cidades médias e pequenas, contam com projetos de ciclovias, e Angra dos Reis também está “pedalando” nesta direção. É inegável o potencial oferecido pela bicicleta, tanto pela “geração saúde” como também pela real alternativa de transporte, proporcionando mais qualidade de vida.  

 Buscando estimular o uso da bicicleta, não só como uma ferramenta habitual e saudável de quem pratica atividade física na cidade, mas também como um meio de transporte para a população, a Prefeitura de Angra amplia o programa de ciclovias no município, com obras que aumentam a malha cicloviária, além do espaço físico para a prática da corrida e da caminhada.

 

Eventos de passeios ciclísticos nos bairros

 

   A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, já planeja a realização de eventos de passeios ciclísticos para o próximo ano visitando os bairros, o que irá proporcionar mais uma opção de lazer ás comunidades.

   A idéia é muito bem vista pelo novo governo que assumi a partir do dia 1º de janeiro de 2009 e pretende integrar as pessoas que já possuem as suas bicicletas, como também aquelas que não as têm ainda. A prefeitura adquiriu cerca de 50 bicicletas, que hoje fazem parte do patrimônio do município, em equipamentos de uso na prática de atividades físicas buscando o estímulo do exercício junto a crianças e jovens que gostam de andar de bicicleta.

   Os professores de educação física e recreadores da Secretaria de Esporte e Lazer vão até as comunidades promover passeios ciclísticos dentro de uma agenda pré-definida, agregando mais uma opção de lazer aos moradores dos bairros a serem visitados.

Responsabilidade da Secretaria de Esportes e Lazer.

Secretarias relacionadas: