A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, continua a promover ações que envolvam a comunidade com a questão ambiental. A política de inclusão sócio-ambiental já foi deslanchada com várias propostas. A meta delas é formar agentes multiplicadores de idéias e conceitos sobre prevenção, preservação e recuperação do meio ambiente. A proposta de criação da 1ª Colônia de Férias Ambiental de Angra dos Reis é um desses instrumentos. No período de dezembro de 2006 a janeiro deste ano, 115 crianças foram contempladas com o projeto. As crianças participaram de atividades no Centro de Estudos Ambientais (CEA), Cataguás e no Aterro Sanitário do Ariró. O sucesso foi tanto que a secretaria já planejou a segunda colônia para o mês de julho, no período de férias escolares.
- A colônia tem como principal objetivo promover a integração de crianças com a natureza. Além da diversão, a garotada está ajudando na recuperação de áreas degradadas. Eles recebem educação ambiental como base para compreender a importância desses ambientes em nossas vidas, - falou a secretária Elizabeth Brito.
A colônia oferece atividades com trilhas, oficinas de reciclagem, palestras, mergulho contemplativo e instrutivo, arte, ecologia, biologia, brincadeiras, plantios de espécies da Mata Atlântica e teatro. Todas as ações são envolvidas de companheirismo e espírito de aventura. As crianças que participaram da primeira colônia eram dos bairros do Belém, Gamboa, Monsuaba, Morro da Carioca, Camorim, Bonfim, Morro da Cruz, Japuíba, Balneário, Centro, Morro do Carmo, Parque das Palmeiras e Sapinhatuba.