O bairro do Frade recebeu nesta quinta-feira, dia 06, a visita de uma equipe da Coordenação de Vigilância Entomológica e Malacológica da secretaria de Saúde destacada para o cumprimento de uma série de ações em combate à dengue no bairro. O trabalho contou com a participação de dois fiscais da Vigilância Sanitária, quatro funcionários da Subprefeitura local e oito agentes da Saúde, além da Assistente Social Vânia Veloso.
A equipe teve muito trabalho para limpar uma casa na Rua Portugal, onde o proprietário mantinha um depósito de entulhos a céu aberto. Foram necessários três caminhões carregados para retirar todo o material que foi borrifado com inseticida e levado para o aterro sanitário no bairro do Ariró.
Para cumprir a ação foi necessário o auxílio de dois policiais militares que convenceram o morador a permitir a entrada da equipe para executar a limpeza do quintal. Foram retirados todos os tipos de materiais, desde pneus velhos, garrafas, vasilhames, muita sujeira e entulho. Esta é a segunda vez que a equipe da Coordenação de Vigilância Entomológica precisa intervir no local. Além do recolhimento do material, foi feita aplicação de larvicida e inseticida e tratamento da caixa d’água. O Coordenador de Vigilância Entomológica e Malacológica Leonardo de Freitas disse que vai pedir à Defesa Civil uma inspeção na estrutura da casa para avaliar algumas infiltrações encontradas nas paredes.
No mesmo dia, a equipe de combate à dengue percorreu várias ruas do Frade e também do Morro da Jaqueira, onde foi feito um trabalho de orientação, visitas domiciliares, recolhimento de depósitos, aplicação de fumacê, larvicidas e inseticidas. Leonardo de Freitas lembra que o mais importante é a população tomar medidas básicas para manter baixa a densidade do vetor agora para que o mosquito não se prolifere no verão. Um dos principais cuidados nessa época é após as chuvas não deixar água parada.
A equipe da Coordenação de Vigilância Entomológica e Malacológica está intensificando as ações de combate á dengue em todo o município. Os mutirões nos bairros seguem acontecendo às quartas-feiras e durante os finais de semana.