A Coordenação de Vigilância Entomológica e Malacológica da Secretaria de Saúde recebeu um importante auxílio para as ações de combate à dengue em Angra dos Reis. O Laboratório de Entomologia e Malacologia Municipal instalado no DNIT na Japuíba está em atividade desde outubro com uma equipe de profissionais capacitados e equipamentos utilizados para identificar vetores em geral.
O serviço de análise laboratorial de combate à dengue acontecia na secretaria de Saúde e agora passa a ser realizado em um espaço técnico apropriado cedido pelo DNIT ao município com mão-de-obra qualificada com a atuação de veterinários, docentes em biologia, agentes da coordenação de combate à dengue e profissionais da FUNASA que atuam em parceria com a secretaria de saúde. A reforma do prédio para a nova instalação do laboratório foi feita com auxílio da FUSAR e da Secretaria de Administração.
O laboratório vai nortear as ações de combate à dengue identificando as localidades com maior incidência de vetores, a metodologia e o tipo de ação a ser adotada em cada situação. Outra atividade também desenvolvida pelo laboratório é o teste de resistência dos vetores ao inseticida (fumacê). Esse mapeamento Entomológico e Malacológico vai permitir um detalhamento das localidades e das espécies de vetores encontradas. Nos casos de outros vetores é feito o levantamento entomológico com verificação da presença de vetores em cada localidade, onde em seguida é feito o monitoramento e a captura para análise. Em seguida é feito um cronograma para verificar a densidade e as espécies encontradas.
As análises identificam espécies como larvas de culicídeos (espécies de mosquito em maior densidade), Anofelinos (vetores da Malária), Flebotomíneos (insetos de ciclos de vida terrestre como o mosquito palha - vetores das Leichimanioses), Triatomíneos (Barbeiro - vetor da doença de Chagas), carrapatos (febre Maculosa) e caramujos ( hospedeiro - Esquistosomose).
O laboratório está equipado com microscópio entomológico e bacteriológico, centrífuga, instrumentos para análise e reagentes para realização de diafanização (clareamento das espécies para identificação). A Coordenação de combate à dengue já solicitou mais uma centrífuga, uma estufa e mais quatro microscópios para auxiliarem no trabalho.
A Coordenação de Vigilância Entomológica e Malacológica que tem desenvolvido diversas ações de combate à dengue iniciou mais um trabalho de recolhimento de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Em três dias de trabalho os agentes em parceria com o serviço público recolheram mais de 1200 pneus usados em borracharias e mecânicas do município. O trabalho está sendo realizado no 2º Distrito, uma vez por semana. O recolhimento Os pneus recolhidos são borrifados e levados para o aterro sanitário para que não haja dispersão dos ovos. Os interessados em agendar o recolhimento de pneus velhos podem solicitar o serviço pelo telefone (24) 3377-7808.