Começa a programação do Abril Indígena em Angra

As atividades seguem até o dia 6 de maio, envolvendo a população da Aldeia Sapukai

Sexta-Feira, 21/04/2023 | .

Aconteceu nessa quinta-feira, 20 de abril, a abertura oficial da programação do Abril Indígena em Angra dos Reis. O coral da Aldeia Sapukai realizou uma apresentação emocionante no Teatro Municipal, com músicas e danças que marcam a cultura indígena. O evento foi o primeiro das diversas atividades previstas para ocorrerem até o dia 6 de maio.

- Depois da pandemia, é praticamente a primeira vez que vamos conversar e falar um pouco mais sobre a aldeia e a nossa cultura para toda a população. Muitas pessoas não conhecem. Por mais que esteja afastada do Centro, a aldeia faz parte de Angra dos Reis e todos nós, indígenas, temos esse convívio no cotidiano da cidade. Por mais que tenhamos culturas diferentes, fazemos parte da sociedade – disse o cacique da aldeia Sapukai, Algemiro da Silva, que foi o palestrante do evento.

A aldeia Guarani Sapukai, localizada no Bracuí, é a maior comunidade indígena do estado. O Abril Indígena tem o objetivo de proporcionar uma interação dos indígenas com a comunidade angrense, para que todos conheçam e se envolvam com a cultura deste povo tradicional, que deve ser mantida, preservada e respeitada.

- O foco é valorização da cultura indígena, principalmente dos Guaranis que são aqui da nossa cidade. É uma sociedade inserida dentro de outra sociedade, um grupo de quase 500 indígenas. Durante a programação, vamos conhecer um pouco da aldeia, mas também trazer os indígenas para conhecer um pouco da nossa cultura. Eles já convivem com a população angrense, mas é diferente quando eles chegam para apresentar de fato a forma como vivem na aldeia e isso é muito importante. Essa programação também é uma forma de homenagear essa comunidade que tanto nos representa – comentou Adriana Terturiana da Silva, coordenadora das Comunidades Tradicionais da Secretaria Executiva de Assistência Social.

O objetivo da ação promovida pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e da Secretaria Executiva de Assistência Social, é associar a cultura indígena e sensibilizar a população para a importância de viver de forma sustentável e vivenciar práticas conservacionistas, transmitindo para as futuras gerações o conhecimento adquirido por esses povos.

- Essa programação é um passo importante para que a gente possa conhecer um pouco mais da cultura e dos hábitos da aldeia. É um momento único para adquirir conhecimento e troca de experiências. Agora, vamos tentar também trazer o coral indígena para dentro das apresentações culturais de outros projetos culturais no município. Isso será fundamental para uma interação e integração maior da aldeia com os projetos desenvolvidos aqui em Angra dos Reis – frisou Roberto Peixoto, secretário interino de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e Assistência Social.


PROGRAMAÇÃO:

25/04 – TERÇA-FEIRA
Local: Aldeia Sapukai
- 9h - Entrega dos alimentos arrecadados pela Escola CEIM / futebol entre alunos do CEIM e time da aldeia, no campo da comunidade indígena

26/04 – QUARTA-FEIRA
Apresentação indígena na Praça da Igreja da Matriz - Centro
- 9h às 12h - Oficina de pintura facial
- 9 às 12h - Exposição de artesanato indígena
- 9h - Apresentação do Coral
- 10h - Apresentação de dança indígena
- 11h - Apresentação do Coral

29/04 – SÁBADO
Olimpíadas indígenas (Aldeia Sapukai)
9h – Futebol indígena
11h - Início das brincadeiras tradicionais indígenas
- Corrida de tronco
- Competição de peteca
- Cabo de guerra arco e flecha
-Tobdaé
- Canoagem

03/05 – QUARTA-FEIRA
Ação Social para os indígenas
- 9h - Dentista (aplicação de flúor e escovação/ distribuição de escovas) Posto de Saúde da Aldeia
- 13h - Palestra na Aldeia - Tema: “Cultura indígena“
- 15h - Distribuição e plantio de mudas de jussara

06/05 –SÁBADO
Local: Aldeia Sapukai
- 13h - Cinema com pipoca e brinquedos infláveis.