Começou na quinta-feira, 5, na Monsuaba, a campanha de vacinação contra a raiva dos equídeos. O coordenador de Pecuária da Subsecretaria de Agricultura, o veterinário Fernando Tristão, abriu a campanha vacinando 68 animais, entre cavalos e burros. A prefeitura, através da Secretaria de Atividades Econômicas, estará vacinando até dia 13 de abril em diversas localidades.
A intenção da prefeitura, que encomendou mil vacinas, é imunizar de 800 a mil animais contra a doença. Desses, 35% se encontram na Monsuaba e Perequê. A doença é transmitida pelo morcego que se alimenta do sangue dos animais. Os animais deverão ser imunizados a partir dos quatro meses de idade, e quem não puder levar o animal até o local da vacinação, receberá a vacina.
-A vacina não é obrigatória, mas a prefeitura entende que esses animais, por terem um contato mais direto com o homem, devem ser imunizados contra uma doença que pode até matar-disse o coordenador de Pecuária da Subsecretaria de Agricultura, o veterinário Fernando Tristão.
O presidente da Associação de Cavaleiros e Amazonas de Angra dos Reis (Acalar), Roberto Fonseca, esteve presente e reafirmou a parceria da associação com a prefeitura, através de divulgação da campanha e em outros eventos.
-Vamos limpar todas as trilhas, da Banqueta à Caputera, com o objetivo de desenvolver um turismo rural na região, e os cavaleiros são peças fundamentais neste projeto. E no dia 22 de março realizaremos na Caputera, com o apoio da prefeitura, o 17º Encontro de Cavaleiros, no haras do Manoel Alcântara- avisou o presidente Roberto Fonseca.
A vacinação será gratuita e poderá ser feita nos seguintes dias:
9/3 -Caputera I -14h (bar Tião Russo)
12/3 - Camorim Grande - 14h (sítio do Jorge)
16/3 – Areal – 14h (casa do Jair)
19/3 – Banqueta – 14h (posto de saúde)
23/3 – Belém – 14h (mercado do Pezão)
26/3 – Gamboa do Belém -14h (loja de ração)
2/4 - Zungu – 14h (bar do Macuco)
6/4 – Bracuí – 14h (Colégio Santa Rita)
9/4 – Frade – 14h (sítio do Manoel)
13/4 – Perequê – 10h (posto de saúde)