A prefeitura, através do Programa Comunidades de Angra, realizou nessa terça-feira, dia 19, a cerimônia de encerramento da fase de planejamento no Morro do Carmo. O prefeito Tuca Jordão, agentes do programa, autoridades municipais e a comunidade se reuniram na igreja de Santo Elias. – Agora não é o fim, mas o começo de nosso trabalho – ressaltou Cláudio Sírio, gestor do programa, referindo-se às ações que serão implementadas na localidade daqui para a frente. Na reunião, foi entregue aos moradores o Plano de Transformação, que é um livro onde constam o planejamento e as metas traçadas pela comunidade para a melhoria do local.
– O Plano de Transformação é também um documento, um compromisso firmado entre vocês e nós – explicou Sílvia Rúbio, uma das coordenadoras do projeto, dirigindo-se aos moradores.
O prefeito Tuca Jordão exaltou o caráter democrático e participativo do programa. – Não acredito em nenhum projeto de que a comunidade não participe. Não adianta só a nossa vontade, quem sabe dos problemas daqui são vocês. Quem conhece melhor a realidade do local são os moradores – disse o prefeito.
Ao longo das dez reuniões do Comunidades de Angra no Morro do Carmo, moradores e agentes do programa discutiram a realidade do local e projetos para o futuro. Foram 82 ações de melhoria reivindicadas pela comunidade. Algumas das principais já possuem previsão de curto prazo, como a implantação de uma unidade do Estratégia de Saúde da Família (ESF), prevista para, no máximo, setembro, e a construção de uma escola, programada para o segundo semestre.
– Em nosso trabalho no Morro do Carmo, notamos um diferencial: as pessoas priorizaram as áreas de saúde e educação, diferente das outras comunidades por onde passamos, que priorizaram as obras – avaliou Sílvia Rúbio. O próximo local a ser contemplado pelo Comunidades de Angra será o Morro do Santo Antônio. A primeira reunião está marcada para a próxima terça-feira, dia 26.
Estiveram presentes o vice-prefeito Essiomar Gomes, a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, a subsecretária de Treinamento, Rita Salomão, o subsecretário de Agricultura, Marcos Aurélio Chagas, o subsecretário de Pesca, Humberto Martins, além da primeira-dama Alessandra Jordão, presente na maioria das reuniões em todas as comunidades.