Comunidades de Angra no Morro do Abel

Na quinta reunião, moradores pediram melhorias na coleta de lixo, asfaltamento e esgoto

Quarta-Feira, 16/09/2009 | .

O Programa Comunidades de Angra, da prefeitura, chegou à metade de sua fase de planejamento no Morro do Abel. Nessa terça-feira, dia 15, foi realizada a quinta das dez reuniões com os moradores do bairro. A reunião serviu para traçar ações para a melhoria do local nas áreas de meio ambiente, questões urbanas, educação, trabalho e renda, cultura, esporte e lazer.

 Agentes do programa pedem um maior comparecimento dos moradores às reuniões. A média de participantes no Morro do Abel tem sido menor que em outras comunidades, o que vai de encontro à proposta de planejamento coletivo do programa.

 – Sem a participação expressiva dos moradores, temos dificuldade de definir a priorização das ações e de elaborar o plano de transformação – explicou Luciene Rabha, gerente do programa, destacando o valor da ampla participação para a elaboração de ações que contemplem a comunidade como um todo. As reuniões no Morro do Abel são realizadas todas as terças-feiras, às 19h, na Escola Municipal José Américo Lomeu Bastos, na rua Lincoln Corrêa da Silva, S/N.

 Durante a reunião, os moradores deram sugestões de ações para a solução de  problemas locais apontados em reuniões anteriores. Dentre as questões urbanas, a comunidade pediu o asfaltamento da rua Inês, melhorias na rede de esgoto e na limpeza e iluminação das escadarias, mudanças nos postes de iluminação, linha de ônibus etc. Para a rua Bela Vista, foi sugerida uma sinalização adequada e a construção de algum tipo de proteção, já que a rua é sem saída e termina em um barranco, representando risco para carros e pedestres.

 Na área de meio ambiente, os moradores pediram a melhoria no sistema de descarte e coleta do lixo, incluindo mais lixeiras para o bairro, elaboração de campanhas educativas e de conscientização ambiental, recuperação da caixa d‘água, obras de saneamento, atuação no combate aos caramujos, que têm proliferado no local, dentre outras.

Secretarias relacionadas: