Comunidades de Angra no Parque Mambucaba

Moradores discutem sobre pavimentação, iluminação e transportes

Quarta-Feira, 11/11/2009 | .

Cerca de 60 moradores do Parque Mambucaba participaram na terça-feira, dia 10, da sexta reunião do Programa Comunidades de Angra, na Escola Municipal Nova Perequê. O programa está na metade de sua fase de planejamento no bairro.  A reunião serviu para que moradores propusessem soluções para problemas apontados em reuniões anteriores nas áreas de questões urbanas e meio ambiente.  O Comunidades de Angra é uma iniciativa da Prefeitura de Angra dos Reis para ampliar a participação dos moradores na elaboração de diretrizes que visem à melhoria de seus bairros.

 As discussões nessa sexta reunião foram intensas, assim como nas anteriores, com muitos moradores opinando e dando sugestões, muitas vezes ao mesmo tempo, arrastando um pouco o andamento dos assuntos em pauta. A comunidade pediu a construção de calçadas padronizadas, já que atualmente elas só existem em alguns trechos das ruas Getúlio Vargas e Francisco Magalhães de Castro. Outro problema é que as calçadas existentes estão ocupadas irregularmente por mercadorias do comércio local, exigindo maior fiscalização. Ainda dentro dos problemas relacionados a ruas, travessas e calçadas, os moradores pediram a poda das árvores das calçadas, a pavimentação de ruas e travessas, principalmente da rua Sete de Abril, placas de sinalização para veículos e placas com os nomes das ruas, colocação de quebra-molas e horários específicos para a descarga de caminhões nas vias de comércio, já que os veículos dificultam a circulação de pedestres e bicicletas.

 Sobre iluminação pública e fornecimento de energia, os moradores pediram a troca de lâmpadas queimadas, a substituição dos postes de madeira pelos de concreto, a iluminação de ruas e travessas, incluindo a Francisco Guedes, e a fiscalização das ligações clandestinas, os populares “gatos”.

   Com relação a transportes, a comunidade defendeu a abertura de concorrência para a contratação de mais empresas de transporte de massa. Os moradores pediram ainda diversas mudanças nas linhas, tanto nos itinerários quanto nos horários. Foi sugerida a criação de uma linha que vá do Parque Mambucaba a Jacuecanga, já que os moradores que trabalham no Estaleiro BrasFels precisam pegar quatro ônibus para ir e voltar, o que prolonga e encarece a viagem. Também foram sugeridas a avaliação das tarifas dos ônibus, incluindo a possibilidade de tarifas variadas conforme o trecho percorrido, a construção de ciclovias e de um terminal rodoviário etc.

 Sobre a qualidade do espaço urbano, os moradores sugeriram a construção de um centro de eventos na rua Magalhães de Castro. Também pediram a colocação de brinquedos nas praças, mais lixeiras no bairro, e um trabalho de conscientização para os moradores, a fim de estimular a preservação dos bens públicos e evitar a depredação.

 Também foram discutidas questões relacionadas à regularização fundiária e ao meio ambiente, incluindo riquezas naturais, abastecimento de água, esgoto, coleta de lixo e escoamento de chuva.

 As reuniões do Comunidades de Angra são realizadas sempre às terças-feiras, às 19h. A próxima no Parque Mambucaba será no dia 17, quando serão elaboradas ações nas áreas de educação, cultura, esporte e lazer, trabalho e renda, saúde e assistência social.

Secretarias relacionadas: