Comunidades de Angra no Parque Mambucaba

Reunião de encerramento foi na terça-feira. Moradores traçaram 230 ações para o bairro

Quarta-Feira, 16/12/2009 | .

O Programa Comunidades de Angra realizou sua reunião de encerramento no Parque Mambucaba nesta terça-feira, dia 15. A reunião marcou o fim da fase de planejamento no bairro, composta de 10 reuniões, que começou no dia 14 de outubro. Nesses últimos dois meses, os moradores fizeram um planejamento sobre o futuro que pretendem para o bairro, definindo metas e traçando ações. A última reunião serviu para a distribuição do Plano de Transformação, que é um caderno onde consta tudo o que foi planejado ao longo das reuniões.  

 – Esse caderno passa a ser um compromisso do governo Tuca Jordão com a comunidade – disse Cláudio Sírio, gestor do programa, que pediu comprometimento do comitê comunitário, para que seus integrantes participem das ações a serem desenvolvidas e comuniquem sempre o andamento aos demais moradores.

 Além das ações de melhoria elaboradas pelos moradores, o Plano de Transformação traz um perfil da comunidade, que inclui dados sobre escolaridade dos moradores, histórico do bairro, seus aspectos positivos e negativos e dados que mostram a qualidade dos serviços públicos no local. A coleta de esgoto domiciliar foi apontada pelos moradores como o principal problema da comunidade, seguido pela falta de lazer, desemprego, falta de segurança e distribuição de água potável.

 Participaram da reunião representantes do Saae, Defesa Civil e Fusar. Os moradores que participaram de pelo menos metade das reuniões receberam certificados. No final, moradores e agentes do programa cantaram a música Novo Tempo, de Ivan Lins, e encerraram com um coquetel. De acordo com Cláudio Sírio, os próximos bairros a serem visitados pelo Comunidades de Angra são o Morro do Peres e Morro da Glória II, em março.

 Foram 230 ações definidas pelos moradores do Parque Mambucaba, número bem superior à média dos outros bairros visitados pelo Comunidades de Angra. De acordo com a ordem de priorização, que leva em consideração o impacto  (abrangência) da ação e sua facilidade de implementação, as dez ações prioritárias no local são:

1- Construir ginásio poliesportivo

2- Implantar delegacia da mulher

3- Implantar Faetec e Sebrae

4- Fazer ponte e adequação na estrada para o sertão, viabilizando a circulação do transporte público

5- Implantar rede de hidrantes (sistema de prevenção de incêndio)

6- Fomentar a implantação de universidades públicas de ensino presencial no município

7- Implantar uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA)

8- Construir um terminal rodoviário no bairro

9- Conseguir local próprio para a construção de módulos de saúde definitivos

10- Incentivar a implantação de empresas prestadoras de serviço (exemplo: call center), para geração de emprego e renda.

 

Moradores eleitos para o comitê comunitário do Parque Mambucaba

Educação, cultura, esporte e lazer
José Carlos de Almeida (Carlão)
Marcílio Duarte da Cruz

Saúde e assistência social
Braz Vieira Filho (Zico)
Maria José dos Santos Silva

Meio ambiente e questões urbanas
Andréia Maria Matheus
Sueli Silvestre dos Santos

Juventude
Gilberto Ezequiel da Cunha
Joceni Vieira Serpa Leandro

Trabalho e renda
Robson Santos Ferreira
Izabel Cristina Fernandes Viana

Suplente
Sérgio Torres Loreiro

Além dos dez moradores, o comitê comunitário também é formado por mais dois representantes da prefeitura.

 

 

Secretarias relacionadas: