O Programa Comunidades de Angra realizou nessa terça-feira, dia 30 de junho, mais uma reunião no Morro do Santo Antônio com moradores locais. O objetivo foi priorizar as ações traçadas pela comunidade em reuniões anteriores. Para isso, cada solicitação dos moradores foi avaliada por critérios como o impacto gerado e a facilidade de implantação e operação.
Dentre as ações solicitadas pelos moradores do Morro do Santo Antônio, na área de urbanismo, estão a conclusão da rua Santo Antônio, redimensionamento das escadarias, melhorias na iluminação, reurbanização da entrada principal do bairro, criação de uma área de lazer, regularização fundiária etc. Já sobre meio ambiente, a comunidade pede o reflorestamento de algumas áreas e maior fiscalização do cinturão verde, construção de reservatório de água com sistema de distribuição adequado, projeto escolar voltado para a educação ambiental, obras de saneamento básico, dentre outras ações.
Para cada uma das ações, foram levados em conta fatores como sustentabilidade, quantidade de pessoas e abrangência territorial atingidas, tempo necessário para que a ação dê resultados, complexidade operacional, custo, possibilidades de obtenção de parcerias, além de experiências similares já existentes que possam servir como modelo.
O Programa Comunidades de Angra é uma iniciativa da Prefeitura de Angra dos Reis com o objetivo de ampliar o espaço de participação comunitária em direção ao desenvolvimento sustentável do município. A próxima reunião no Morro do Santo Antônio será na terça-feira, dia 7, 19h.