Durante a abertura oficial do evento Ampla Consciência Cultural, na manhã do dia 4, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), o vice-prefeito Essiomar Gomes, o presidente da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), Roberto Peixoto, e a representante da Secretaria de Educação, Vera Cristina Cunha, falaram sobre a importância do evento que está sendo realizado pelo terceiro ano consecutivo em Angra, através de parceria entre a empresa Ampla e a prefeitura, apresentando manifestações culturais e educativas durante quatro dias.
Essiomar, além de destacar a importância cultural do evento trazido pela Ampla para a cidade, pelos debates, oficinas apresentadas e eventos realizados, como espetáculos teatrais, lembrou que a empresa, mesmo sendo privada, é comprometida com seus contribuintes e por isso está mais uma vez de parabéns. “Em 2010, a Ampla investiu maciçamente no continente e nas ilhas realizando, somente neste ano, mais de 16 mil quilômetros de cabeamento”.
O presidente da Cultuar, Roberto Peixoto deu boas-vindas aos coordenadores do projeto enfatizando que a Cultuar estará sempre de braços abertos para eventos “prazerosos e ricos em discussões e atividades”. A representante da secretaria de Educação, a subsecretária Vera Cristina Cunha, ao falar para a plateia, disse que “parcerias como a realizada com o projeto Consciência Ampla Cultural fortalecem as políticas públicas de educação, e por isso são sempre bem-vindas”.
Participaram também da abertura do projeto o representante da TurisAngra, diretor Ricardo Bruno, e o diretor de Comunicação da Ampla, André Moragas. Ao falar sobre o projeto, André revelou que Angra é o único município do estado que está recebendo o projeto pela terceira vez . Ele explicou que o trágico acontecimento do início do ano em Angra foi um dos motivos que levaram a empresa a tomar essa decisão, porque entendeu que tem o dever de contribuir de alguma forma para resgatar o orgulho de todos que aqui vivem.
Após a abertura do evento foi formada a mesa com o escritor, poeta, professor e cronista Affonso Romano de Sant'Anna, que falou sobre a nova edição de seu livro “Que país é este?”, originalmente lançado na época da ditadura militar e que está comemorando 25 anos.
Programação:
Dia 4 de novembro
Espaço arte e conhecimento
10h Solenidade de abertura
10h 30min Que País é este? Encontro com a literatura e o pensamento de Affonso
Romano de Santanna
17h Encontro com a arte e o pensamento de Danilo Caymmi e Stella Caymmi
19h Encontro com a arte e o pensamento de Martinho da Vila e Toni Garrido
Espaço criar e contar histórias
11h e 14h- Baú que conta e canta
13h e 16h- Glauter Barros
Dia 5 de novembro
Espaço arte e conhecimento
10h Histórias daqui & dali com Glauter Barros
14h Bia Bedran no espetáculo Histórias de um João de barro
17h Filme "As Folias de Manoel Ramos - Homenagem a um Mestre"
19h Coral da Cidade de Angra dos Reis
20h Encontro de Poetas e Trovadores de Angra dos Reis
Espaço criar e contar histórias
10h e 14h- Glauter Barrops
11h e 16h- Baú que conta e canta
Dia 6 de novembro
Espaço arte e conhecimento
10h- Encontro com a Arte e o Pensamento de Lúcia Fidalgo e Bia Bedran
15h-Bia Bedran no Espetáculo Histórias de um João de Barro
17h- Encontro com a poesia e o pensamento de Elisa Lucinda
20h- Mostra de Esquetes Teatrais de Angra dos Reis com debate Caíque Botkay
Espaço criar e contar histórias
10h e 12h- Glauter Barros
11h e 15h- Baú que conta e canta
14h e16h- Lúcia Fidalgo
19h - Consciência Ampla - Novas Ideias e Novos Ideais - Bernardo Mendes e Robson Luy apresentam Programa de Variedades sobre artes, consciência cultural, ambiental, consumo consciente e cidadania (jogos, performances e entrevistas com o público jovem)
19h- Jongo do Bracuí
Dia 7 de novembro
Espaço arte e conhecimento
10h Palhaço Pamonha - O espetáculo não pode parar!!!
14h Experimental Cultura Popular
16h Show de Daniel Azulay
Todos os dias, de 4 a 7 de novembro
Espaço cultura das artes
10h às 17h- A arte bde criar brinquedos – Denier
Arte de pintar- A. Cássia e Domi Júnior