Consciência Negra em Angra dos Reis

Cultuar apóia evento que exalta as raízes da cultura afro-brasileira

Sábado, 21/11/2009 | .

Comemorando o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) o grupo Ylá-Dudu, que representa o movimento negro de Angra dos Reis, realizou nesta quinta-feira, dia 19, na Praça Zumbi dos Palmares, um grande evento para celebrar a cultura negra. A festividade contou com o apoio da Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar) e com a presença de seu presidente, Roberto Peixoto.

 – A cultura negra está bastante enraizada na cultura de nosso município. Temos aqui em angra a comunidade do Quilombo do Bracuí, por exemplo. Para nós é muito importante colaborarmos com a difusão da cultura negra, principalmente em uma data como esta – disse Roberto Peixoto.

 O evento, que também contou com o apoio da Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (Sapê), reuniu diversas atrações ligadas às tradições afro-brasileiras, como o jongo, da Gamboa, o hip hop, do Quilombo de Paraty, pagode de mesa e bloco carnavalesco, do Morro do Carmo, e apresentações dos grupos de capoeira Senzala, Congo e Abadá. Também foi exibido o curta Xadrez das Cores, do diretor Marco Schiavon, que trata da questão social, através do conflito entre uma empregada negra e sua patroa branca.

 Foi montada ainda uma pequena exposição mostrando fatos históricos relacionados com a cultura negra ou protagonizados por negros, como a Revolta da Chibata e a Balaiada, além de grandes personalidades negras, como o presidente dos EUA, Barack Obama, o ministro do STF, Joaquim Barbosa Gomes, o cantor Milton Nascimento e Zumbi dos Palmares.

 A programação continuou na sexta-feira, dia 20, no Quilombo do Bracuí, com  uma missa afro, café da roça, o jongo do Bracuí, desfile de beleza negra, oficinas de cerâmicas e bonecos e shows.

Secretarias relacionadas: