Mais de 15 conselheiros, representando as Câmaras Setoriais do Conselho Municipal de Cultura, atenderam ao convite dos novos gestores da Fundação de Cultura de Angra (Cultuar) e discutiram, na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, na noite de 26, novos rumos para o setor.
A reunião foi muito proveitosa. Problemas foram colocados à mesa e diversas propostas apresentadas para resolvê-los. Ambas as partes mostraram claramente seus pontos de vista sobre a questão cultural e como acreditam que devam agir para serem protagonistas de um caminho mais promissor para a cultura da cidade.
Os conselheiros receberam muito bem os novos gestores e saíram satisfeitos e esperançosos do encontro. Prometeram ajudar e dar votos de confiança à nova equipe indicada pelo prefeito Tuca Jordão: o presidente, Roberto Peixoto, a diretora-executiva Stella Salomão e o diretor cultural Fabrício Lopes.
A nova equipe apresentou os projetos que estão sendo traçados para todos os segmentos e o trabalho que estão iniciando para ajustar as finanças da fundação. Falaram sobre as necessidades de trabalhar sempre juntos com os artistas, de investir em ações que tenham continuidade, criar uma nova estrutura funcional para a fundação, de olhar com mais carinho a cultura em toda a Ilha Grande e nos bairros da cidade e de priorizar parcerias com a Secretaria de Educação, dentre diversos outros assuntos.
-A vontade de acertar é muito grande, por isto estamos nos reunindo com todos vocês e já os convido para nos procurar, quando precisarem. A Cultuar está de portas abertas. Sei que pode parecer estranho, mas peço um voto de confiança para nossa equipe, porque fomos indicados pelo prefeito Tuca para dar o valor que a cultura de Angra merece. Conheço pouco do setor, mas sei que vou aprender muito com vocês. Minha função inicial é ajustar as finanças, e para isto espero contar com a colaboração de todos. Fazendo isto, vamos partir para investir em projetos que democratizem e descentralizem o setor. Nosso papel aqui será ouvi-los para viabilizar que seus trabalhos possam ser apresentados e valorizados em todo o município, no estado e a nível nacional- disse Roberto Peixoto.
O novo presidente da Cultuar, Roberto Peixoto, foi secretário de Fazenda do atual governo municipal e assumiu a nova pasta para sanar as finanças da Cultuar e implantar um novo modelo financeiro para a entidade, visando ajudar os artistas da cidade a captarem recursos e viabilizarem um novo projeto cultural para o município. A diretora-executiva Stella Salomão é professora e foi secretária de Educação na gestão do ex-prefeito Fernando Jordão. Seu desafio é integrar cada vez mais a cultura com a educação. O diretor cultural da Cultuar, Fabrício Lopes, é acadêmico do Ateneu Angrense de Letras e Artes e foi diretor da Casa de Cultura, na gestão anterior a de Tuca Jordão. Sua missão é trabalhar em conjunto com todos os setores para, juntos, fazerem um novo calendário cultural, valorizando pequenos e médios eventos e mantendo os grandes, como aniversário da cidade, Festival de Teatro de Rua e Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande.