Corrida do Desafio passa por Angra

Evento é considerado a maior prova de revezamento das Américas

Sábado, 24/10/2009 | .

Na última sexta-feira, dia 23, Angra dos Reis foi uma das paradas da Corrida SP-RJ, O Desafio dos 600km, uma maratona de revezamento envolvendo 240 atletas e mais de 200 pessoas na organização. A prova começou na manhã de quinta-feira, dia 22, em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, e a chegada será na praia de Ipanema, no domingo, dia 25. O evento, organizado pela Nike, é considerado a maior prova de revezamento das Américas e contou com o apoio da Subsecretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Angra dos Reis.

 Os atletas chegaram no Hotel do Frade, local da parada e pernoite, no final da tarde. Contando da largada em São Paulo até Angra, 414km já haviam sido percorridos. A primeira a chegar foi Juliana Braga, da equipe Belo Horizonte, com o tempo de 13h38min. Esse tempo corresponde ao segundo dia de prova e foi cronometrado a partir da largada na cidade de São Sebastião (SP), local da primeira parada. Depois de Juliana, chegaram Sérgio Augusto Gomes, da Carioca Runners, com 13h52min, Márcia Cristina Willy, da equipe Curitiba, com 13h53min, e Luis Alves, da Filhos do Vento, com 13h59min. Com o resultado, a equipe de BH assumiu a primeira posição da classificação geral, que antes era da Filhos do Vento. 

 – Não ganhamos nada ainda. Tem muita corrida pela frente até o Rio. Isso é um trabalho de equipe e tudo depende muito das condições dos atletas. Se um tiver problema, já complica tudo – explicou João Bosco Vilaça, um dos corredores da equipe de BH.

 Ao todo são 20 equipes na disputa, cada uma com 12 corredores. A classificação geral é feita a partir do somatório dos tempos em cada etapa. De acordo com a organização, cada corredor percorre 21km por dia, 63km no total da maratona. Na manhã de sábado, dia 24, o reinício da prova foi às 5h. Os corredores largaram do Hotel do Frade, seguindo por Mangaratiba e Itaguaí, rumo à Barra da Tijuca, no Rio, local da terceira e última parada. De lá, os atletas correrão os últimos 10km até a chegada em Ipanema. Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, e Marílson Gomes dos Santos, bronze no Pan-Americano do Rio, em 2007, participam da maratona como convidados. 

 A proposta do evento é inspirar ações socioambientais responsáveis e estimular a prática de esportes. Além disso, o Desafio dos 600km também contribui para impulsionar o percurso da prova como destino turístico, já que passa por belas paisagens em 12 cidades. Além das já citadas, Caraguatatuba, Ubatuba e Paraty são algumas delas.

Secretarias relacionadas: