O prefeito Tuca Jordão deu posse ao velejador angrense Daniel Santiago como o novo secretário de Esporte e Lazer do município. A cerimônia foi feita nesta quarta-feira, dia 16, no Salão Nobre da Prefeitura de Angra dos Reis, e contou com a presença de secretários municipais e vereadores, dos ex-velejadores olímpicos Lars Grael e Eduardo Penido, e dos comandantes do Colégio Naval, Rodolpho Marandino, e da Capitania dos Portos, Lopes Júnior. A lei que institui a criação da Secretaria de Esporte e Lazer será publicada nesta quinta-feira, dia 17.
Tuca fez elogios a Daniel Santiago e demonstrou toda sua confiança no novo secretário. O prefeito destacou a competência e o potencial de Daniel, tanto como atleta quanto como advogado, e lembrou-lhe da responsabilidade da função.
– O cargo de secretário tem muito poder e um aparente glamour, mas também exige muito trabalho e compromisso com a coisa pública – disse o prefeito. Tuca aproveitou a oportunidade para pedir a Lars Grael, Eduardo Penido e ao comandante do Colégio Naval parcerias para o apoio à prática da vela no município, já que Angra é uma cidade “voltada para o mar”. O prefeito disse também contar com o apoio de empresários para a doação de barcos. Apesar de falar do esporte náutico, Tuca deixou claro que sua expectativa principal em relação à nova Secretaria de Esporte e Lazer é de que ela contemple todas as atividades esportivas, principalmente em suas bases, com as crianças.
– Esporte não é só aquele de alto rendimento, mas aquele voltado para as escolinhas e praticado nos bairros – falou Tuca.
O velejador Lars Grael ressaltou sua satisfação não somente pela posse de seu colega de vela, mas por constatar a valorização do esporte em Angra, com a criação da secretaria.
– Daniel irá colocar sua experiência como atleta de padrão internacional a serviço de uma cidade com vocação esportiva e projetada para o mar, com muita vocação para esportes náuticos.
Ainda sobre esportes náuticos, o comandante do Colégio Naval aproveitou para convidar a primeira-dama Alessandra Jordão para ser a madrinha do novo veleiro da instituição de ensino, o “Reis Magos”, no dia do aniversário da cidade, 6 de janeiro.
Daniel Santiago falou sobre a importância do esporte na educação e formação do cidadão, já que é uma forma eficiente de se ensinar valores morais. – Nós podemos transformar a sociedade com o auxílio dos valores que o esporte transmite – afirmou.
O novo secretário fez elogios ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pela até então Subsecretaria de Esporte e Lazer, e demonstrou otimismo em relação à nova estrutura, da qual irá ficar à frente.
– Acredito que faremos um trabalho muito bom com a nova estrutura, que terá uma capacidade maior para fazer muita coisa.
Daniel Santiago começa com dois principais projetos: a revitalização do Estádio Municipal e a criação de uma vila semiolímpica no Grêmio Desportivo Verolme (GDV), em parceria com a Funtresve, responsável pelo local. Sobre o Estádio Municipal, ele destaca, dentre as principais melhorias almejadas, a cobertura da arquibancada, a reforma da pista de atletismo e do gramado.
O NOVO SECRETÁRIO E A NOVA SECRETARIA
Daniel Santiago tem 31 anos, é nascido em Niterói e criado em Angra dos Reis. Formado em Direito, trabalhou cinco anos como consultor jurídico da TurisAngra. Começou a competir na década de 90. É medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, e prata no Pan-Americano de Santo Domingo, em 2003, ambas na classe J24. Ainda na mesma classe, conquistou três títulos mundiais, em 2006, 2007 e 2009.
A nova Secretaria de Esporte e Lazer terá duas subsecretarias. A Subsecretaria de Coordenação Técnico-Esportiva e a Administrativa e Operacional. A primeira, por conta de Juliana Dayube, irá cuidar especificamente das atividades esportivas; já a Administrativa e Operacional, gerida por Henrique Dayer, vai assumir os encargos burocráticos das partes financeira e administrativa. A nova estrutura foi pensada para proporcionar uma gestão mais ágil.
– Com isso, os profissionais da área de esporte ficam mais livres para cuidar da política esportiva propriamente dita – explicou o novo subsecretário.