A Defesa Civil participou na segunda-feira, 17, no Centro de Estudos Ambientais – CEA, da aula inaugural do curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária. O curso, que tem a meta de difundir a filosofia de Polícia Comunitária no Sistema de Segurança e promover a integração das autoridades com a sociedade civil, surgiu a partir da assinatura de um acordo técnico entre a Secretaria de Estado de Segurança e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão ligado ao Ministério da Justiça.
Durante a abertura do evento foi falado sobre a importância do compromisso da integração da sociedade com os órgãos de segurança. Os 43 inscritos receberam material didático contendo temas bem relevantes como: Polícia comunitária e sociedade, Direitos Humanos, Relações Interpessoais, entre outros. Os materiais utilizados para inserir os participantes do curso aos temas abordados foram vídeos e dinâmicas de grupo, consistindo numa carga horária de 40 horas. Os alunos foram bem preparados para que ao final do curso, realizassem a prova escrita e recebessem o certificado e brevê.
Este curso tem como objetivo capacitar policiais civis e militares, bombeiros, agentes da Defesa Civil e de segurança, além de membros da comunidade. Seguindo o conceito de Polícia Interativa, cada integrante dessa área terá o papel de diagnosticar ambientes inseguros e problemas encontrados nas comunidades, como pontos onde falta iluminação, por exemplo. Pesquisas de opinião pública apontam níveis muito mais elevados de aprovação à polícia em locais onde foi introduzido o policiamento comunitário, o que mudou consideravelmente o conceito de polícia idealizado pela população.
O gerente de Resposta à Emergência Nuclear da Defesa Civil, Marcos Koshiyama, foi um dos quatro funcionários da Defesa Civil a participar do curso. Segundo Marcos, o curso de Polícia Comunitária foi bastante proveitoso. “Militares e civis aliados e capacitados para essa proposta de proximidade com os moradores, só agrega valores às ações de segurança desenvolvidas. A partir dessa capacitação poderemos ajudar ainda mais o município”.