Defesa Civil: lancha tem serviço pré-hospitalar

Entrega foi feita na quinta-feira, 20 de maio

Terça-Feira, 18/05/2010 | .


A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Governo e Defesa Civil, realizou nesta quinta-feira, 20, a cerimônia de inauguração da lancha da Defesa Civil SEMDEC IV. O evento aconteceu a partir das 18h30, no Cais Santa Luzia, centro da cidade. O prefeito Tuca Jordão agradeceu a presença de todos e afirmou que o governo continua trabalhando "unido, com o propósito de executar mais projetos e procurando trazer mais benefícios para a população. Não esperamos nada em troca porque isso faz parte de nosso dever".

O vice-prefeito Essiomar Gomes destacou a importância da nova lancha para os moradores da Ilha Grande e da embarcação ser, como ferramenta, mais uma prova do aperfeiçoamento da Defesa Civil de Angra.

O secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, ressaltou a grande presença do público e apresentou, junto com sua equipe, o trabalho diário feito pela Defesa Civil. "Por essa lancha devemos agradecer, além do prefeito Tuca Jordão, ao ex-prefeito Fernando Jordão, que também auxiliou muito no desenvolvimento de nossa instituição", disse o secretário.

Na abertura do evento a banda da Defesa Civil executou os Hinos Nacional, de Angra dos Reis e da própria instituição, formada por 25 músicos.

Segundo Carlos Alexandre Soares, a lancha é mais uma grande conquista para o município de Angra e vai proporcionar mais qualidade e segurança nos atendimentos emergenciais na Baía de Ilha Grande.

Estiveram presentes na solenidade os secretários municipais, vereadores, representantes da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

A embarcação tem 37 pés (pouco mais de 11 metros de comprimento) e conta com modernos equipamentos básicos para o atendimento pré-hospitalar, como maca, colar cervical, cilindro de oxigênio e talas para imobilização. O objetivo é permitir que o paciente socorrido chegue em boas condições até uma unidade de saúde para ser atendido por um profissional da área. Agora a frota da Defesa Civil conta com quatro embarcações. Só em 2009 já foram feitos mil atendimentos no município.

O sistema de comunicação é composto por rádio, navegação por GPS, radar e sonda e a lancha SEMDEC IV possui capacidade para navegar por até 12 horas sem necessidade de reabastecimento.

Secretarias relacionadas: