Defesa Civil retoma o Rapel Comunitário

As inscrições podem ser feitas pelo site www.defesacivil.angra.rj.gov.br

Quarta-Feira, 18/08/2010 | .

A Defesa Civil de Angra dos Reis reabriu as inscrições para o Curso de Rapel Comunitário. O curso foi implementado pelo órgão em 2006, inicialmente com o intuito de incentivar a população na prática de um esporte radical, mas depois foi crescendo a necessidade de profissionais usarem a prática esportiva para exercer outras atividades, utilizando-se de técnicas de segurança em altura. A própria Defesa Civil utiliza o rapel para realizar trabalhos em locais de difícil acesso. A novidade é que na segunda quinzena do mês será dada continuidade ao treinamento para deficientes visuais, que devem estar devidamente matriculados na Escola Municipal para Deficientes Visuais.
O rapel é uma atividade criada a partir das técnicas de alpinismo, para a realização de descidas em paredões, edificações, entre outros locais livres, com o uso de cordas e equipamentos de segurança. Com o crescente número de profissionais que atuam em áreas que oferecem riscos por altura, a Defesa Civil começou a limitar o número de participantes do curso, com o objetivo de conscientizá-los da necessidade de se realizar o trabalho com grande segurança. O limite máximo por turma será de 10 alunos. As aulas práticas são realizadas em parede artificial na base da Defesa Civil montada para este fim.
Segundo o instrutor do curso, o agente operacional Marcos Santos, existem alguns pré-requisitos para o ingresso do aluno: de 16 a 18 anos, é necessária a autorização dos pais; acima de 40 anos é necessária a apresentação de atestado médico, constando à liberação para exercer a atividade; o peso máximo dos participantes não deverá ultrapassar 85 kg (proporcional à altura), em torno de 1,85m.
As aulas são realizadas em dois níveis. No nível A, os alunos têm aulas teóricas sobre conhecimento do equipamento, nós e amarrações e acidentes causados por falta de segurança. Os participantes com melhor desenvolvimento no nível A passam para o nível B (no máximo duas pessoas de cada grupo). A aula prática é feita em ambiente natural.
As inscrições para o curso de rapel podem ser feitas através do site da Defesa Civil (www.defesacivil.angra.rj.gov.br).

Secretarias relacionadas: