Defesa Civil usa rapel para limpar o Santo Antônio

Várias árvores de pequeno, médio e grande portes caíram em cima da cachoeira

Terça-Feira, 19/01/2010 | .

Durante cinco dias, equipes da Subsecretaria de Defesa Civil da Secretaria de Governo e Defesa Civil permaneceram no Morro do Santo Antônio para limpar o bairro que sofreu diversas avarias devido à chuva forte e o vendaval que atingiram o município na noite de terça-feira, 12.  O temporal de 50 minutos, acompanhado de granizo, registrando no pluviômetro instalado na sede da Subsecretaria de Defesa Civil, no São Bento, 74mm de chuva, aliado ao vento, em torno de 88 quilômetros por hora, causou diversos estragos, principalmente no Centro da cidade e em alguns morros mais próximos. O plantão da instituição desde as 18 horas, início do temporal, recebeu dezenas de ligações com pedidos de ajuda.
No Morro do Santo Antônio várias árvores de pequeno, médio e grande portes caíram. Árvores gigantescas foram arrancadas do chão e oito delas foram derrubadas em cima da cachoeira que corta o bairro. Algumas tinham os troncos em torno de um metro e meio de diâmetro. Se a limpeza do local não fosse realizada, a obstrução causada pelas árvores poderia mudar o curso do rio e inundar o local, causando até deslizamento de terra em cima das residências.
Além de equipamentos pesados como cabos de aço e tirfor, as equipes coordenadas por Carlos Antônio e Marco Oliveira, utilizaram para limpar a área e a retirada do material, o rapel, método bastante usado pelas equipes da Defesa Civil em local de difícil acesso e escorregadio. Os serviços de limpeza e desobstrução do rio terminaram na segunda-feira, 18.

Secretarias relacionadas: