Inaugurado no final do mês de dezembro de 2006, na sede da Secretaria de Pesca, na Avenida Júlio César de Noronha, 317, no São Bento, o Consultório Odontológico dos Pescadores Chico Preto ampliou seu atendimento. Inaugurado inicialmente para atender os pescadores e suas famílias, o nome é uma homenagem ao Presidente da Cooperativa de Produtores de Pesca, Francisco Paulo de Oliveira, mais conhecido como Chico Preto, hoje o Centro Odontológico também atende aos agricultores.
Isso aconteceu porque os agricultores, assim como os pescadores, têm dificuldades de agendar o atendimento odontológico na rede. Na maioria dos casos moram em locais de difícil acesso, como é o caso dos pescadores da Ilha Grande e demais ilhas do município, que tem dificuldades de se locomoverem até o três Centros Odontológicos mantidos pela Prefeitura no Parque Mambucaba, em Jacuecanga e no Centro da cidade.
Consultório Odontológico Chico Preto atende em média a 30 famílias por mês. Funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, sendo que às quintas-feiras foram destinadas ao atendimento dos agricultores e suas famílias. Todos os pescadores profissionais e artesanais e seus familiares têm direito aos serviços. O cadastramento é feito pela Secretaria de Pesca. Já os agricultores são cadastrados pela Secretaria de Pesca.
O secretário de Pesca, Humberto Martins, que é “filho da Ilha Grande” , ou seja, nasceu na Praia Grande de Araçatiba, explicou que a idéia de implantar o consultório surgiu numa vinda do Provetá, também na Ilha Grande, junto com outros membros do governo. Na ocasião, Humberto contou que quando era criança existia um consultório de odontologia para pescadores na Colônia de Pescadores Z-17 e que ele muitas vezes usufruiu deste serviço e comentou o desejo de que esse atendimento voltasse. A idéia foi levada ao Prefeito Fernando Jordão que abraçou o projeto e tornou o sonho realidade através de uma parceria com a Cruz Vermelha.
Para tornar o sonho realidade, Prefeitura através da Secretaria de Pesca e da FuSar, cedeu o espaço e construiu o imóvel, fornece o material de consumo e faz o cadastro os pescadores e seus familiares; a Cruz Vermelha doou os gabinetes e todos os equipamentos que fazem parte do consultório dentário, além de se responsabilizar pelos funcionários que são mantidos por ela (um dentista e um assistente).