Dia Mundial da Saúde

Evento da Fusar com tendas de informações e atendimento de atenção básica comemorou o Dia da Saúde

Terça-Feira, 07/04/2009 | .

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, a Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar) realizou um evento através das superintendências de Atenção Básica e de Vigilância de Saúde na Praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão), no Centro da cidade. O evento, que começou às 8h e se estendeu até às 17h, trouxe à população informações sobre o trabalho desenvolvido na Superintendência de Vigilância Sanitária, no Departamento de Zoonozes, bem como a campanha de Desratização e Combate à Dengue, Prevenção à Tuberculose e DST e Aids.

Foi montada uma estrutura com seis tendas, e uma delas foi a tenda da saúde do adulto, onde um enfermeiro e um auxiliar estiveram de plantão para aferimento de pressão arterial e verificação de glicose. Também foram passados vídeos educativos sobre hipertensão arterial em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril. Informações sobre a automedicação, que tem sido muito combatida em campanhas, foram passadas em vídeos, também.

– O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril, todos os anos, e é usado para alertar o público sobre os principais problemas da saúde pública. O evento está um sucesso! Muita gente está vindo para ver o que é e acaba parando, se informando e sendo atendido – contou Adilson Bernardo, presidente da Fusar, presente no evento. Ele aproveitou para aferir a pressão na tenda da saúde do adulto e medir a glicose também.

Na tenda da saúde bucal, um dentista esteve à disposição realizando um trabalho de prevenção ao câncer da boca. Uma pirâmide alimentar foi montada e ficou em exposição ao público e chamava atenção dos que passavam pela praça. O planejamento familiar e a saúde da mulher foram assuntos debatidos e informados na tenda da Saúde da Criança e da Mulher, onde uma nutricionista esclarecia a população. 

Para os idosos, uma enfermeira esteve realizando um trabalho de orientação e educação, prestando informações, e uma professora de ginástica corporal esteve com um grupo da terceira idade fazendo alongamento. 

Vale ressaltar que o Saae forneceu água à vontade aos que passaram pelas tendas, e o SPA do Centro esteve de prontidão para qualquer atendimento de urgência e encaminhamento de casos graves, diagnosticados nos serviços prestados à população.

Secretarias relacionadas: