Dia Mundial das Águas

Várias atividades marcaram a passagem do Dia Mundial das Águas em Angra

Sexta-Feira, 23/03/2007 | .

           A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, dedicou todo o dia 22, quinta-feira, a atividades comemorativas pelo Dia Mundial das Águas. O Centro de Estudos Ambientais (CEA) foi palco para a palestra “A Água e o Homem”, e a peça de teatro “Amigos dos Rios”, do Grupo Cutucurim. Alunos de escolas particulares marcaram presença, acompanhados por suas professoras. A bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Júlia Rameck ministrou a palestra que teve como objetivo lembrar às crianças sobre a importância deste líquido raro e precioso.
    O que todos já sabem, mas se esquecem, é que devemos evitar o desperdício. A bióloga relembrou que 70% do planeta é água. Só que 97% deste índice estão do mar; 1,75% do líquido estão congelados nos pólos; 1,24% estão no interior da terra. A sobra de água utilizável nada mais é que 0,007%.
- O Brasil é o país mais rico em água doce do planeta, ele detém oito por cento do total. A água é fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos, por isso devemos ficar atentos, evitando desperdícios, mantendo nossos rios sem poluição e preservando nossas matas, - disse Júlia Rameck.
 Logo após a palestra, os seis atores do Cutucurim interagiram com o público com a peça “Amigos dos Rios”, encomendada pela secretaria. Em Jacuacanga, Pontal e na Praça Lopes Trovão, foram plantadas 102 mudas de árvores. Entre elas, quaresmeira, aroeira, ipê, oiti e guapuvuru.    
 Para encerrar as atividades várias pessoas fizeram um tour pelos pontos de água históricos do Centro da Cidade, com explicações da coordenadora de Turismo, Ana Maris de Figueiredo e uma Cantata Ecológica. O grupo caminhou pelos pontos ao som de músicas de seresta, cantadas pela subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rita Salomão e tocadas no violão por Cláudio Boca. Depois de passarem pela Bica da Carioca, Chafariz da Saudade, na praça do mercado do peixe, e Chafariz Marques de Herval, na Praça General Osório, o grupo chegou a Praça Lopes Trovão, onde encerrou a atividade com o plantio de quaresmeiras

Secretarias relacionadas: