Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado nas escolas

Data é celebrada em alusão ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, considerado pai da literatura infantil brasileira

Terça-Feira, 18/04/2023 | .

Foram realizadas nesta terça-feira (18), em diversas em escolas da rede pública municipal de ensino, atividades alusivas ao Dia Nacional do Livro Infantil. Alunos e professores se divertiram juntos e aprenderam um pouco mais sobre a história da literatura infantil brasileira, que possui como patrono o escritor Monteiro Lobato.

No CETI Escola Municipal José Américo Lomeu Bastos, no Morro do Abel, as crianças aproveitaram o dia para realizar uma série de leituras de seus livros e gibis favoritos. Na escola, os alunos contam com horários diários específicos para a prática da leitura.

– A leitura é muito importante para os nossos estudantes. Tanto para os alunos da educação infantil, quanto para os do ensino fundamental. Ela faz parte de nossas atividades diárias, ajudando no desenvolvimento da comunicação das crianças de uma forma muito rica e prazerosa – explicou Carmen Calheiro, diretora da CETI Escola Municipal José Américo Lomeu Bastos.

A escola conta com um corredor literário com diversos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e portas confeccionadas com artes gráficas de grandes autores da literatura infantil brasileira como Monteiro Lobato, Maurício de Souza, Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado e Manoel de Barros.

– O corredor alfabetizador tem como objetivo estimular o desenvolvimento da aprendizagem, da leitura e da escrita da criança de uma forma lúdica – relatou Luciene Lima, pedagoga do CETI Escola Municipal José Américo Lomeu Bastos.

Segundo as crianças da escola, o livro possui o poder de transportar o pensamento, como uma forma de viajar sem sair do lugar. A criança com o hábito de leitura diária desenvolve um vocabulário mais rico e uma comunicação mais articulada.

– Eu gosto muito de ler. Venho para escola principalmente para isso, pois aqui tem muitos livros. Quando eu leio, eu fico tão focada que eu nem lembro que estou na escola. É tão legal ler um livro, a gente aprende mais rápido – comentou a Amanda Souza, 7 anos, aluna do CETI Escola Municipal José Américo Lomeu Bastos.

E.M Zita de Oliveira

Na E.M Zita de Oliveira, na Sapinhatuba III, cada turma iniciou um conjunto de atividades com obras da escritora Ana Maria Machado. As práticas acontecerão até o dia 28, quando será realizado um café literário com a exposição dos trabalhos feitos pelos alunos.

E.M Alberto Torres

Na E.M Alberto Torres, na Ilha da Gipóia, os alunos confeccionaram caixas de textos com diferentes gêneros literários. Com os alunos do pré-escolar, foi realizada uma atividade de confecção de livros de pano com sobras de tecido.

CETI E.M Maria Hercília C. de Castro

No CETI E.M Maria Hercília C. de Castro, na Vila Velha, foi um realizado um amigo secreto com troca de livros usados.

– Como dizia Monteiro Lobato, “quem escreve um livro, cria um castelo e quem o lê, mora nele”. Graças à leitura, nossas crianças estão morando em vários castelos com histórias incríveis e fundamentais para o desenvolvimento de uma educação de qualidade – finalizou Carmem Calheiro.