Dia da Inclusão Digital foi um sucesso

Cerca de 50 pessoas participaram das atividades da programação, promovida pela Sectel e Cecierj

Segunda-Feira, 30/03/2009 | .

A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia promoveu, em todo o Estado do Rio de Janeiro, a Semana da Inclusão Digital. Em Angra, a Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer (Sectel), em parceria com  Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), realizou um dia específico, sexta-feira, 27,  voltado para o acesso à tecnologia. 

A Semana da Inclusão Digital, que aconteceu desde segunda-feira, 22, em todo o Brasil, visa trazer para perto das comunidades o acesso às Tecnologias  da Informação e Comunicação (TIC). Em Angra, o Polo Universitário Professor Jair Travassos (Cederj) recebeu, em seus dois laboratórios de informática, cerca de 50 pessoas, que participaram das atividades promovidas pela Sectel e pelo próprio Cederj.

– Essas atividades são extremamente importantes para facilitar o uso da internet pela população. Aqui, no Cederj, onde os cursos são a distância e o uso da plataforma, que é a principal ferramenta do aluno, é obrigatório, o estímulo ao acesso aos laboratórios tem que ser fomentado – explicou Maristela Pimenta, diretora do polo, que tem alunos de Ubatuba, Taubaté, Paraty, Rio de Janeiro e outras cidades.

As atividades se iniciaram às 9h, nos laboratórios de informática, com a presença de monitores e instrutores, que ficaram à disposição da população no horário das 9h às 11h para a criação de e-mails, acesso e uso de sites de pesquisa, consultas a enciclopédias online, para auxiliar no uso de ferramentas de comunicação digital, grupos de discussão e fóruns online e outras atividades. Entre as 12h e 16h, os laboratórios ficaram abertos para treinamento e divulgação da plataforma da faculdade, portal da prefeitura (www.angra.rj.gov.br), sites governamentais e outros serviços e utilidades.

– Queremos reafirmar nosso compromisso com a inclusão digital, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação – falou Luciane Rabha, secretária da pasta, que ainda finalizou dizendo que inclusão digital é, também, simplificar a sua rotina diária, maximizando o tempo e suas potencialidades.

Secretarias relacionadas: