O Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, comemorado em muitos países da América Latina e Central, 25 de novembro, foi comemorado em Angra dos Reis pela prefeitura, através da Secretaria de Ação Social, no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) com muita dança e festa.
A data marca a luta de toda uma geração contra a violência que ocorre, nas maiorias das vezes, dentro da própria casa. A secretária de Ação Social, Célia Jordão, marcou presença na festa de confraternização, que contou com a presença das mulheres que participam dos grupo terapêuticos do Creas, e dos grupos Mulheres e seu corpo e de Enfrentamento à violência.
Segundo a coordenadora do equipamento, Ana Paula Jordão, o objetivo do encontro é promover conscientização entre as mulheres quanto à causa enfrentada por muitas delas, e comemorar com festa o sucesso do trabalho do Creas, que atendeu cerca de 280 casos em 2009.
O grupo da Terceira Idade do Balneário, coordenado por Telma Brito, foi convidado para participar das atividades e se esbaldou com a apresentação de dança indiana da psicóloga que atende no equipamento, Luciana Fernandes.
– O que hoje vemos acontecendo na Ação Social é um esforço de toda a nossa equipe. E a comemoração desse dia é uma conquista de todas nós e não podemos aceitar o crescimento do número de casos – falou Célia Jordão.
Além da dança indiana, houve uma apresentação de textos sobre a mulher por adolescentes da nova oficina de teatro, realizada no Creas, pela professora Alê. Já a brincadeira do “amigo secreto”, onde foram trocados presentes entre as convidadas, animou a todas. Logo após, um delicioso coquetel foi servido.
Dia de Combate à Violência Contra a Mulher
Mais de 80 pessoas participaram da comemoração realizada pela Prefeitura de Angra, através da Ação Social