Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

Prefeitura capricha na programação e reafirma a luta para diminuir a incidência dos casos em Angra

Quinta-Feira, 21/05/2009 | .

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, 18 de maio, ganhou uma programação especial em Angra, na última quarta-feira, 20. O evento, realizado pela prefeitura, através da Secretaria de Ação Social, aconteceu na Praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão). 

Apesar das chuvas,  o trabalho realizado foi um sucesso. As atividades se  iniciaram a partir das 10h e o tempo fechado não impediu a presença do público, que assistiu à apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), da banda da E. E. Conde Pereira Carneiro, do Projeto Rapsocializando (hip-hop), de grupos de teatro e das oficinas de Taekwon do e de Lambaeróbica do Cras da Nova Angra. 

A secretária de Ação Social, Célia Jordão, presente ao evento, estava feliz pela participação da população, que está sendo conscientizada quanto ao trabalho importante desenvolvido pelo Creas.

– Este dia é uma conquista de todos nós, que abraçamos esta causa tão nobre. É muito importante que você, cidadão, se conscientize da sua responsabilidade e denuncie qualquer caso de abuso e violência visto na sua vizinhança, bairro ou comunidade. O Creas, em parceria com a delegacia, Conselho Tutelar, Ministério Público e Poder Judiciário, tem alcançado resultados muito positivos de punição a qualquer um que viole os direitos humanos. É necessário enfrentarmos o problema e abraçarmos ainda mais esta causa – discursou Célia.

Uma exposição de cartazes dos alunos das escolas públicas sobre a luta contra a violência e abuso infantil enfeitou a praça, que estava com tendas para abrigar o público da chuva.

Segundo a coordenadora do Creas, Ana Paula Jordão, em 2008 foram registrados cerca de 640 casos de violência contra crianças e adolescentes e 45 deles eram de abuso sexual. Neste ano de 2009, já se tem a ocorrência de oito casos de abuso infantil. E os bairros de maiores incidência são: Parque Mambucaba, Belém, Bracuí e Monsuaba. O número de casos de violência contra o idoso também está crescendo. De acordo com ela, são registrados de cinco a seis por semana. 

Também foi realizada uma panfletagem nas praças do Centro, com distribuição de panfletos informativos do combate à violência e abuso sexual, e nas esquinas das proximidades da praça estavam funcionários da Secretaria de Ação Social com cartazes de estímulo, com a frase: “Abraços grátis!” A participação das pessoas que passavam pelas ruas era imediata. Todo mundo precisa de carinho.

Em caso de denúncia de casos, o telefone do Creas, situado na Rua Orlando Caldellas, 183, no Parque das Palmeiras, é o (24) 3377-8607 e o 3365-5167.

Secretarias relacionadas: