Dia do Idoso em Angra

Cerca de 60 pessoas dos Núcleos de Convivência participaram do encontro festivo no Clube Balneário

Quarta-Feira, 24/09/2008 | .

Os idosos que participam dos Núcleos de Convivência da 3ª Idade, mantidos pela Secretaria de Ação Social, tiveram uma tarde diferente na quarta-feira, 24. Eles se reuniram no Clube Balneário para tomar parte das atividades realizadas tradicionalmente em comemoração ao Dia do Idoso (27 de setembro). Eles ouviram palestras, conversaram, brincaram e lancharam com a equipe da Secretaria. O presidente da Associação de Idosos e Pensionistas de Angra dos Reis, Waldir Vicarone, também participou do encontro festivo.

As palestrantes Mirian Mouzinho e Kika desenvolveram o tema “Envelhecimento e Felicidade”. Com ouvidos e olhares atentos os homenageados não perdiam uma só palavra proferida pelas profissionais e nem as imagens mostradas através do computador em um telão. Eles estavam felizes com o encontro que reuniu cerca de 60 pessoas.

-Estamos ansiosos pelo baile que vai acontecer no dia 1º de outubro, - comentavam alegres sobre o evento que será promovido pela Secretaria de Ação Social, no Clube Balneário, a partir das 14h.

Hoje são 250 pessoas com idades entre 55 e 98 anos assistidas pelos sete núcleos distribuídos por Angra: Vila Mambucaba, Frade, Belém, Banqueta, Campo Belo, Balneário e Monsuaba.

-Em breve estaremos com mais um núcleo, o do Bracuí. Nos núcleos os idosos participam de palestras, de atividades de lazer como dança de salão, contadores de história, jogos, artesanatos e do coral, sempre acompanhados por professores e profissionais especializados, - falou a coordenadora dos núcleos, Lúcia Lima de Oliveira.

Os encontros mais que diversão acaba sendo uma troca de experiências. Os integrantes dos núcleos interagem e descobrem novas formas de encarar a chegada desse período: o da terceira idade.

-Os núcleos de convivência estão atrelados aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), então todos os idosos recebem atenção social e médica também. No núcleo do Frade, eles fazem hidroginástica, - falou a gerente de Serviço Social, Cássia Marques.

Segundo a gerente a secretária de Ação Social, Célia Jordão, pretende construir um Centro Dia do Idoso. Ele atenderá os idosos semi-dependente, que não tenham condições de desenvolver atividades normais por si só, com alimentação, médicos, atividades terapêuticas entre outras necessidades básicas.

Secretarias relacionadas: