Domingo de Basquete de Rua

Etapa do circuito realizada em Angra é prestigiada por um público de mais de mil pessoas

Segunda-Feira, 18/05/2009 | .

No domingo de sol, 17, na Praia da Chácara, a etapa Rio Sul/Angra dos Reis do circuito brasileiro de Basquete de Rua foi marcada pela presença maciça de uma platéia animada, que veio prestigiar as equipes angrenses no primeiro acontecimento da modalidade, realizado no município.

O evento teve total apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Subsecretaria de Esporte e Lazer, e foi realizado em parceria pela Liga Brasileira de Basquete de Rua (Liibra), Central Única das Favelas (Cufa), e TV Rio Sul. Toda a estrutura do local foi preparada pela Prefeitura, que construiu a quadra própria para basquete de rua, e montou duas arquibancadas para abrigar o público presente de cerca de mil pessoas. 

A etapa contou com equipes de cidades da região como Paraty, Volta Redonda, Resende, além de Angra dos Reis. Os times foram compostos de seis integrantes, mas só quatro jogadores ficam na linha e as regras do jogo são diferentes do basquete profissional. As três melhores equipes ganharam o direito de disputar a etapa estadual, que será realizada no Rio de Janeiro, a partir de 30 de maio.

Na abertura, a diretora da Cufa, Cláudia Rangel, agradeceu o apoio da Prefeitura ao evento:

– É uma honra fazer essa etapa em Angra. Agradecemos o incentivo do poder público ao esporte, com isso podemos provar que muita coisa pode ser mudada. O esporte tem esse poder de influência na juventude. O basquete de rua era uma brincadeira que se tornou algo muito sério. E que não fique apenas nesse momento, mas que se estenda a uma continuidade no desenvolvimento de atividades relacionadas ao basquete na cidade – falou Cláudia, afirmando que o evento é uma demonstração de democracia acima de qualquer coisa.

A secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha prestigiou o evento e falou sobre o possível investimento da Prefeitura na contratação de professores de basquete para utilizar o espaço construído para o evento:

– Estamos lisongeados com a presença do público neste primeiro evento da modalidade, que estamos realizando em nossa cidade. Em nome do prefeito Tuca Jordão, afirmo que nossa parceria está de pé para transformar esse lugar como um polo de basquete de rua na região. Esse é o objetivo do governo,  desenvolver e aprimorar o esporte em Angra – declarou a secretária, citando a estrutura de banheiro químico para deficientes e banheiros com chuveiros para os competidores. O presidente da TurisAngra Marcus Veníssius Barbosa estava assistindo os jogos e vibrou com a organização da etapa. 

Os vereadores Jorge Eduardo e Vilma dos Santos também estavam presentes e mostraram total apoio à iniciativa da Prefeitura:

– Nossa população só tem a ganhar com eventos como este. Parabenizo o prefeito e a secretária Luciane Rabha por incentivarem o esporte para tirar os jovens ociosos da rua e desenvolver o espírito competitivo com paz e respeito – falou a presidente da Câmara, Vilma dos Santos, contagiando a platéia.

Representando o prefeito Tuca, o vice-prefeito Essiomar Gomes também discursou e agradeceu à Cufa pela confiança na realização da etapa no município, e à TV Rio Sul pela divulgação:

– Queremos agradecer à Cufa pela oportunidade nos dada de sediar o evento e à Rio Sul pela excelente divulgação. A presença da platéia confirma que a etapa está sendo um sucesso e é resultado de um trabalho bem feito. Nós ainda não temos professor de basquete no município, mas diante desse sucesso todo, vamos fazer um estudo para abrir um concurso e contratar professores da modalidade no município. O prefeito Tuca Jordão agradece o apoio das comunidades e das equipes de Angra que se inscreveram na etapa – frisou Essiomar aos presentes.

Além dos 12 empolgantes jogos, apresentações de street dance de grupos de Angra, como o do Instituto Arena, e de break animaram a platéia. O grupo de hip hop gospel Estratagema de Deus deu um show nas rimas e no estilo freestyle, quando o MC improvisa as suas frases.

Angra Basket é campeã

O primeiro lugar da competição foi conquistado pelo time angrense Angra Basket. A equipe, composta por esportistas já conhecidos do público do basquete, Marcel, André Baratão, Orelha, Patrick, Magoo e Marcionílio, campeão sul-americano pelo time Pitt-Cotinthians, que tinha como técnico o ex-seleção brasileira,Ari Vidal, fez bonito e venceu o time Fireball, de Paraty.

A grande final foi disputada com muita força e habilidade de ambas as partes, que correram atrás da vaga no estadual. O jogo valeu o título municipal e o Angra venceu por 11 a 9, faltando 40 segundos para o fim da partida. A torcida vibrou a cada lance e a arena ficou pequena para os gigantes em quadra. 
 

Angra leva terceiro e quarto lugar também

Para a disputa do terceiro lugar, entraram em quadra as equipes Grande Japuíba e Leões de Angra. As equipes angrenses lutaram pelo terceiro lugar e pela vaga no estadual do Rio de Janeiro, mas o jogo foi dominado desde o primeiro período pelos Leões de Angra, que acabaram levando a vaga e o terceiro lugar. O placar final foi de 8 a 3.

Classificação geral

Angra Basket - Campeão
Fireball - Vice-campeão
Leões de Angra – 3º lugar
Grande Japuíba – 4º lugar

Secretarias relacionadas: