Duplicação da Rio-Santos

Tuca Jordão esteve em Itaguaí em reunião com representantes do Dnit e o secretário estadual Júlio Lopes

Sexta-Feira, 06/02/2009 | .

 

O prefeito Tuca Jordão e o prefeito de Itaguaí, Carlos Busatto Junior, o Charlinho, se reuniram com o secretário estadual de Transportes Júlio Lopes, em Itaguaí, para discutirem o novo cronograma das obras para a duplicação da Rio-Santos, BR-101. A obra, parada há três meses, tem gerado problemas para a região Costa Verde, que vê sua economia, gerada, essencialmente pelo turismo, sofrendo perdas consideráveis.

A reunião se estendeu para uma inspeção à obra na rodovia, e o superintendente do Departamento Nacional de Trânsito (Dnit) no Rio, Marcelo Cotrim, e o diretor de Infraestrutura Rodoviária do órgão, Hideraldo Caron, acompanharam os prefeitos e definiram etapas para o término das obras.

No dia 3 de fevereiro, o secretário Júlio Lopes esteve em Brasília e se reuniu com a Diretoria do Dnit, na sede do órgão, para apresentar os pedidos dos prefeitos das cidades que estão sofrendo com a parada das obras e pediram intervenção junto ao departamento para aceleração dos serviços.

As dificuldades das cidades atingidas, passam pelos enormes congestionamentos enfrentados para o acesso aos municípios. Em fins de semana e feriados, as viagens para a região da Costa Verde chegam a ser de cinco horas, e em Itaguaí, os transtornos na estrada têm trazido reflexos diretos no trânsito, no Centro da cidade, por onde alguns motoristas fazem o desvio para ganhar tempo. Angra dos Reis tem sofrido com a demora das obras e com perdas irreparáveis para a economia do município na alta temporada (verão) no setor de turismo.

– A nossa preocupação é no impacto que o atraso tem causado na nossa economia e poderá ainda causar, até o fim das obras – disse Tuca Jordão na reunião em Itaguaí.

Segundo Marcelo Cotrim, o orçamento do contrato para a duplicação dos 26 km (Santa Cruz a Itacuruçá) e dos viadutos foi de R$ 170 milhões, e para a segunda etapa, quando mais viadutos serão construídos e as pontes e pistas existentes serão restauradas, R$ 65 milhões serão gastos.

Até agora, em termo de execução, 56% das obras que começaram, efetivamente, em março de 2007, foram concluídas. O prazo para a entrega da duplicação, construção de viadutos e recapeamento da pista existente era abril, mas foi prorrogado até dezembro de 2009. Cerca de R$ 80 milhões estão destinados para as obras de manutenção e recuperação das pistas, e no dia 5 de março, o prazo para a entrega das propostas de licitação para a segunda fase das obras será encerrado. Em abril se prevê a assinatura da licitação para a conclusão do processo, e espera-se que as obras que estão paradas, recomecem imediatamente.

Para acompanhar o processo, o secretário Júlio Lopes definiu, junto aos prefeitos, um relógio de contagem regressiva, e reuniões de 45 em 45 dias para a inspeção das obras, serão feitas. A próxima será no dia 20 de março, em Itaguaí.

– Vamos mudar o cenário de uma forma definitiva e em dezembro esperamos entregar a Rio-Santos pronta para desenvolver o turismo da Costa Verde e alavancar o Porto de Sepetiba – afirmou Júlio. Ele ainda falou sobre a operação de carnaval, quando haverá um reforço no policiamento no período em que o tráfego pela rodovia fica ainda mais intenso.

O diretor do Dnit, Hideraldo Caron, mostrou-se sensível aos problemas gerados pelo atraso das obras, e afirmou que o governo tem recursos e disposição para finalizar a duplicação.

O prefeito Charlinho falou acerca da importância do organograma das obras, porque a população precisava receber uma satisfação. Já Tuca Jordão, ressaltou o empenho de estarem juntos no monitoramento das obras.

– Estaremos juntos para que, antes do Natal, tudo esteja pronto e no verão de 2010 a rodovia tenha o seu fluxo natural, trazendo benefícios para a região – finalizou.

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