O bairro Boa Vista acaba de receber da Prefeitura a Unidade Avançada do Estratégia de Saúde da Família Benedito Raimundo. Com esse, já são 37 módulos dando cobertura a mais de 80% do município que significa o atendimento de cerca de 100 mil pessoas em Angra dos Reis. O ESF recebeu o nome que homenageia o morador mais antigo do bairro, hoje com 82 anos.
O mais novo módulo ESF foi entregue à comunidade do Boa Vista na manhã de sexta-feira, 19, pelo Prefeito Fernando Jordão com a presença de moradores, membros da Associação de Moradores e dos secretários Roberto Peixoto, Edson Miranda, Hudson Viana, Leonardo Corrêa e do presidente da FUSAR Gilberto Albernaz, além do Subprefeito da região 4 Hilton Marques Braga Júnior, o administrador da regional Felipe Rosa e os profissionais que irão atuar no ESF.
Na segunda-feira, 22, será entregue o ESF do Morro do Tatu e na terça-feira, 30, os dois módulos no Camorim Grande. Até o final do ano ficarão prontos os da Banqueta e do Encruzo da Enseada. Hoje, os ESFs assistem no total, 31.373 famílias. 95.453 pessoas são atendidas por esse sistema em todo o Município. O ESF do bairro Boa Vista irá funcionar como uma extensão do ESF da Vila Histórica de Mambucaba com uma previsão estimada em cerca de 220 atendimentos por mês.
- A instalação dessa unidade de saúde está chegando ao Boa Vista assim como os outros investimentos que o Prefeito Fernando Jordão vem priorizando para o nosso bairro. Como presidente da Associação de Moradores venho recebendo total atenção das secretarias de governo e assim alcançando as conquistas para a comunidade - destacou a presidente da Associação de Moradores Elizabeth do Carmo Santos.
A equipe do ESF é composta por um médico, dois enfermeiros, um auxiliar de enfermagem e dois agentes comunitários de saúde, um dentista e um auxiliar de consultório dentário O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou na casa dos moradores. Agentes comunitários, que moram no próprio bairro, cadastram todos os moradores.
O ESF ainda tem uma equipe de apoio: fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes social, além de uma equipe de supervisão formada por um clínico geral, um pediatra, um ginecologista/obstetra e um médico especialista em atenção às pessoas portadoras de necessidades especiais. Essa equipe realiza o acompanhamento dos módulos e garante suporte técnico aos profissionais que atendem no modelo de Saúde da Família.
O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou na casa dos moradores. Assim, esses profissionais e a população acompanhada, criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento dos problemas de saúde da comunidade.
O médico é responsável pelo atendimento geral aos moradores nas áreas de saúde da mulher, pré-natal, pediatria e atendimentos clínicos priorizando as ações de saúde: Hipertensão, Diabetes, Tuberculose, Hanseníase e DST/AIDS. O enfermeiro supervisiona os agentes comunitários e o auxiliar de enfermagem realiza consultas individuais, em grupos, atividades educativas, curativos, nebulizações, vacinas e outros procedimentos. O agente comunitário que mora na própria comunidade cadastra todos os moradores. Ele busca faltosos, desenvolve ações educativas e faz visitas domiciliares mensais às famílias cadastradas. No ano de 2005 foi implantada da Saúde Bucal no ESF com um odontólogo e um auxiliar de consultório dentário (ACD).
O secretário de saúde Edson Miranda destacou a política do governo em priorizar a atenção primária à saúde.
-Com a atenção primária vamos atingir os melhores índices de saúde do Estado. Estamos no caminho certo e por isso chegamos aos menores índices de mortalidade infantil do país, reflexo desse trabalho preventivo que realizamos junto às famílias - disse o secretário.
O Prefeito Fernando Jordão fez questão de frisar o relacionamento que mantém com as comunidades sempre buscando suprir as necessidades dos bairros.