Educação realiza Olimpíadas de Raciocínio

Evento em parceria com a empresa Mind Lab reuniu mais de 150 alunos de 60 escolas municipais no Estádio Municipal Jair Toscano de Britto

Sexta-Feira, 17/11/2023 | .

Nesta sexta-feira (17), Angra dos Reis se transformou no palco das Olimpíadas de Raciocínio. Realizado pela Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), em parceria com a empresa Mind Lab, o evento reuniu mais de 150 alunos, entre 10 e 14 anos, representando 60 escolas municipais no Estádio Municipal Jair Toscano de Britto no torneio de jogos de raciocínio lógico. A iniciativa foi realizada com o objetivo pedagógico de proporcionar a aplicação prática das estratégias e conhecimentos adquiridos por meio do Programa MenteInovadora, implementado na educação municipal desde 2022.

O torneio reuniu grupos de crianças envolvidas em três competições específicas: Jogo dos Quatro, destinado a alunos do 4º ano; Pirâmides, voltado para os estudantes do 5º ano; e Damas Olímpicas, direcionado aos alunos do 6º ao 8º ano. Participaram das Olimpíadas de Raciocínio os alunos vencedores de torneios classificatórios em suas escolas. Além disso, uma área de lazer para foi reservada para a prática de outros jogos, como Hora do Rush, Sapinho, Sudoku Animal e Animais de Lucas.

– Hoje, os alunos aplicaram na prática tudo o que aprenderam ao longo do ano com os jogos da Mind Lab. Eles compreenderam a competição Olimpíadas de Raciocínio como um processo saudável, uma troca constante de aprendizado e parceria. O torneio promoveu o desenvolvimento do raciocínio, da lógica, dos conhecimentos, além de fomentar as habilidades e competências socioemocionais. Essa iniciativa representa mais uma inovação da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Angra dos Reis – comentou Paulo Fortunato, secretário de Educação, Juventude e Inovação.

Os resultados das Olimpíadas de Raciocínio de 2023 revelaram participantes talentosos em diversas categorias. No Jogo dos Quatro (4º ano), destacaram-se os seguintes estudantes: em 1º lugar, Bryan Rodrigues Carvalho de Lima da Escola E.M. Frei Fernando Geurtse; em 2º lugar, Davi Frank Ribeiro de Sales da Escola E.M. Nova Perequê; e em 3º lugar, Helena Costa Emiliano Pinto da E.M. Prof. Ururahy.

Na categoria Pirâmide (5º ano), o resultado terminou assim: 1º lugar para Miguel Andrade Caetano da Escola CETI E.M. João Carolino Remédios; 2º lugar para Luiz Gustavo Santos Silva da Escola E.M. Inácio During; e 3º lugar para Daniel Ramos Leopoldino da Silva da E.M. Pedro Soares.

Já as Damas Olímpicas (6º/7º/8º anos) tiveram como grande destaque os estudantes da Escola Cívico-Militar Ex-combatente Remo Baral Filho, que conquistaram as primeiras posições com: Luís Gabriel Pereira em 1º lugar, Carlos Eduardo Ribeiro em 2º lugar e Guilherme Plácido em 3º lugar.

– Estou muito feliz com a oportunidade proporcionada ao meu filho e a outras crianças que participaram do torneio. Tenho observado uma mudança positiva na mentalidade do meu filho, que está agora aprimorando seu raciocínio lógico. As Olimpíadas de Raciocínio são uma grande iniciativa para estimular o desenvolvimento infantil – relatou Émerson da Silva, pai do aluno Lucas Silva.

Sobre o Programa MenteInovadora

Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação, Juventude e Inovação e a empresa Mind Lab, o Programa MenteInovadora está beneficiando atualmente mais de 13,8 mil alunos de escolas públicas em Angra dos Reis. Para isso, cerca de 700 professores foram capacitados para implementar essa metodologia de ensino complementar ao currículo escolar padrão.

Sobre a Mind Lab

A Mind Lab é referência no desenvolvimento de tecnologias de impacto social com foco na abordagem socioemocional e, desde 2009 no Brasil, busca colaborar com a melhora dos índices educacionais nas redes onde está presente. Com uma metodologia única, que atua na jornada educacional, cognitiva e socioemocional, sobretudo da rede pública de ensino, a empresa contribui ampliando potenciais de aprendizagem.

Partindo da adaptação de 50 jogos de tabuleiro, a empresa ajuda alunos de escolas públicas a aprender e a desenvolver novas habilidades, além de ter uma importante atuação apara a recomposição da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.