Embarcação Tenente Loretti será reformada

Compromisso é fruto de um encontro entre representantes da Prefeitura de Angra, Governo do Estado e deputados

Quinta-Feira, 13/04/2023 | .

Um novo convênio será firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Angra para o restauro da embarcação Tenente Loretti. A notícia é resultado de uma reunião com a participação do prefeito Fernando Jordão, do secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, da deputada estadual Célia Jordão e do deputado Federal Áureo Ribeiro com a secretária Estadual de Administração Penitenciária, Maria Rosa. O encontro aconteceu nessa segunda-feira, 10 de abril, no Rio de Janeiro.

- Estou muito satisfeito com o desfecho da reunião. A secretária Maria Rosa entendeu a importância deste tema e se comprometeu a nos ajudar. Espero, muito em breve, estarmos recebendo a embarcação que tantos anos foi utilizada para o translado de funcionários e moradores da Vila Dois Rios, na Ilha Grande, para o continente. É um equipamento que resgata a história de Angra e do Estado do Rio de Janeiro - salientou o prefeito Fernando Jordão.

A embarcação Tenente Loretti é um importante patrimônio não só de Angra dos Reis e do Estado do Rio, mas de todo o Brasil. Barco cargueiro, construído em 1910, foi usado pela Marinha para manutenção de faróis da costa fluminense e depois transferido para o Governo do Estado para o transporte de presos, turistas e materiais para a Ilha Grande. De 1937 a 1994, serviu como transporte para o extinto Instituto Penal Cândido Mendes, na Praia Dois Rio, na Vila do Abraão, na Ilha Grande.

- O valor cultural desta embarcação é enorme. Anos e anos se passaram e pouco se avançou nessa questão e assim que assumi a cadeira de secretário de Cultura de Angra, abracei a causa. Bati em muitas portas e fomos avançando pouco a pouco no tão sonhado restauro. E agora o sonho está cada vez mais próximo de se tornar realidade - ressaltou o secretário Andrei Lara.

De acordo com a secretária Maria Rosa, o convênio será refeito e a licitação será realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerida por Danielle Barros.

- Patrimônio do sistema penal e da navegação, a reforma da embarcação representa um resgate histórico e será grande atrativo turístico para a cidade e toda a região – salientou a deputada estadual Célia Jordão, que agendou a reunião.