Emprego e renda para a população

Uma rodada de negócios e financiamentos para os empreendedores foram temas do 1º Encontro de Oportunidade

Domingo, 19/04/2009 | .

Representantes de vários segmentos estiveram presentes ao 1º Encontro de Novas Oportunidades promovido pela prefeitura, através da Secretaria de Atividades Econômicas, na quarta-feira, 16, no Centro de Estudos Ambientais (CEA). O vice-prefeito Essiomar Gomes esteve presente junto com o secretário de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet. A gerente Regional do Sebrae, Ana Lúcia Lima, Kelly Cristina Soares da Aciar, vereadores e secretários de governo também participaram do encontro.

O governo do Estado do Rio foi representado por Mara Paqueletti, da Superintendência de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços. Pela Investe Rio, o chefe do Departamento de Operações, José Mário Chissini, que fez uma palestra para os presentes sobre as formas de financiamento propostas pela agência que é vinculada à secretaria estadual com o objetivo de tornar projetos realizáveis. A Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (Investe Rio) tem como missão fomentar o desenvolvimento econômico do estado, por meio da concessão de financiamentos e da prestação de serviços financeiros. Ela financia projetos de todos os portes, da micro à grande empresa, instalada ou em implantação, através de repasses de linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), recursos próprios ou fundos de fomento do estado.

- A partir deste evento cadastraremos os interessados e analisaremos caso a caso, indicando a melhor forma de financiamento para cada situação. A nossa intenção é fomentar e divulgar a produção-falou José Mário Chissini.

O vice- prefeito Essiomar Gomes, que articulou este encontro quando esteve reunido em 9 de março com a subsecretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Dulce Ângela Procópio de Carvalho, lembrou que o encontro possibilita a troca de informações e propicía a parceria do município com o estado.

-Uma das preocupações do prefeito Tuca Jordão é com o desenvolvimento de nossas atividades, do artesão, do pequeno e do microempresário. E o governo do estado com a Investe Rio, além de prestar serviços de orientação ao empreendedor, financia projetos de todos os portes nos mais variados segmentos da economia-disse Essiomar Gomes.

A coordenadora Lilian de Souza, do Programa Compra Rio, da Superintendência de Projetos Especiais, falou aos presentes sobre os resultados obtidos através do programa. O Compra Rio foi instituído pela secretaria com o objetivo de incrementar o volume de compras dos produtos fabricados no Estado do Rio de Janeiro. Isso acontece através das Rodadas de Negócios que colocam frente à frente fornecedores e compradores, possibilitando a criação de novos postos de trabalho e o aumento de renda da população.

-O programa oferece um tratamento tributário diferenciado. Estabelecemos normas para concessão de ICMS nas operações e prestações internas, destinadas a órgãos da administração pública estadual direta e suas fundações e autarquias. Neste caso há isenção do tributo. Há também o tratamento tributário diferenciado, nas operações internas destinadas às empresas da administração indireta do estado. Elas recolhem 1% do ICMS-explicou a coordenadora do Compra Rio.  

O vice-prefeito e o secretário de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet, ficaram entusiasmados e já agendaram encontros para fechar uma rodada de negócios em Angra.

-Para o empresariado da região será uma oportunidade de apresentar o seu produto para grandes empresas. Em pouco tempo a obra de Angra 3 terá início, como a da Ferretti. O que necessitarem poderá ser adquirido aqui mesmo. Essa iniciativa quebra a barreira de que este processo é inatingível pelo pequeno e microempresário do município-disse o secretário.

Secretarias relacionadas: