Encontro de Teatro de Rua já começou

Espetáculos vão acontecer no Centro, Japuíba e Village Jacuecanga, de 22 a 25 de abril

Terça-Feira, 13/04/2010 | .

O Encontro de Teatro de Rua de Angra já começou. Até o dia 25, diversos excelentes espetáculos pipocarão pelas ruas do Centro (Comércio, Raul Pompeia e Coronel Carvalho) e pelas praças Amaral Peixoto (Porto), Matriz e Zumbi dos Palmares (Mercado Municipal).

O encontro também será realizado no dia 23, Village Jacuecanga, às 15h (Praça Gelson de Souza) e na Japuíba (Campo da Porteira), às 16h.

Grupos de Angra e convidados como o Grupo Galpão (MG), com o patrocínio da Petrobras, e Cantos do Rio (RJ) são as grandes estrelas do encontro.O Grupo Galpão se apresenta no sábado, 24, às 21h, na Praça Zumbi dos Palmares.

O encontro com 12 espetáculos gratuitos, 14 performances e duas oficinas (direção e performances), é realizado pela prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar), em edição especial. Todos os moradores da cidade e turistas estão convidados para a grande festa gratuita e de valorização das artes cênicas na cidade.

No dia 22,  às 19h, na Praça da Matriz  aconteceu  o “ O espetáculo não pode parar com ”o Palhaço Pamonha (Luciano). Às 21h, na Praça Zumbi dos Palmares (Mercado Municipal) foi a vez  de “Dois perdidos numa noite suja”, com o ator André Gonçalves.Grande público compareceu e aplaudiu os espetáculos.

 O presidente da Cultuar, Roberto Peixoto e a diretora executiva, Stella Salomão, marcaram presença comparecendo nas praças e participando do cortejo de abertura, junto com os artistas, pelas ruas da cidade.

São excelentes espetáculos que estão  pipocarão pelas ruas e praças, como o Quintal do Circo com o palhaco Pamonha; o premiado Cutucurim;, a Cia da Lua , de Zequinha Miguel; os Palhaçologistas, a Cia Álacre de Teatro, a Fabrika de Entretenimento com Júnior Dantas e Adren Alves (que está participando de um seriado na TV Globo), o contador de histórias Glautert Barros; a Trupe do Descoco com os jhovens do Frade e Márcia Brasil, e a Cia de Teatro Parceiros, sob a direção de Denildo Miranda , que estreia espetáculo no encontro.

Além dos espetáculos teatrais de grande qualidade, o encontro contará com oficinas, performances nas ruas e show musical com a irreverente banda Xandy de Dentro, e voz e violão com Daniel Cavalcanti, atrações de qualidade e imperdíveis. Se chover os espetáculos acontecerão na Praça Zumbi dos Palmares (Mercado Municipa).

Programação


Dia 22 – Quinta


10h- Performances Urbanas – Rua do Comércio / Rua Cel. Carvalho / Av. Raul Pompéia (Centro).


15h- Performances Urbanas – Rua do Comércio / Rua Cel. Carvalho / Av. Raul Pompéia (Centro).


16h- Cortejo de Abertura – Concentração no Centro Cultural Theóphilo Massad - Centro Cultural CCTM/ Arcebispo Santos / Rua Cel. Carvalho/ Av. Raul Pompéia/ Rua da Conceição / Rua do Comércio (Centro).


19h- “O Espetáculo não Pode Parar”- Quintal do Circo – Praça da Matriz


O sonho, a magia e o encanto do circo movem a vida de um palhaço com seu humilde e encantador picadeiro, guardado dentro de seu triciclo personalizado. O espetáculo acontece através da fantasia e inocência do Palhaço Pamonha, que com sua destreza apresenta sequências de números, com música, danças, mágicas, truques e malabarismo. O espetáculo envolve e seduz crianças, adultos e todo o público, que se vão com a certeza de que o espetáculo não pode parar!

Direção e cenografia: Luciano Araújo

Elenco: Luciano Araújo

Roteiro: Márcia Brasil e Luciano Araújo

Iluminação: Gustavo Valente

Operador de som e luz: Cleison Araújo e Gustavo Valente

Produção: Márcia Brasil



21h- Espetáculo “Dois Perdidos Numa Noite Suja” (RJ) - Elenco: André Gonçalves e Freddy Ribeiro- Praça Zumbi dos Palmares (Centro).


Paco e Tonho são dois operários falidos e semi-marginalizados de um mercado de peixe de um cais do porto. Enquanto Paco é um ser tomado pelo sentimento de provocação e agressividade, Tonho tem em seu peito uma grande vontade de crescer na vida, fazer valer seus estudos. Mas, para conseguir o tão almejado emprego é necessário um par de sapatos novos - que Paco possui mas não quer emprestar. Paco tem o sonho de conseguir uma flauta nova para ganhar dinheiro como artista. No âmbito das vontades desses dois personagens surge o ápice da peça.


Texto: Plínio Marcos

Direção: Sílvio Guindane




Dia 23 – sexta


10h- Performances urbanas – Rua do Comércio / Rua Cel. Carvalho / Av. Raul Pompéia (Centro).


12h- Espetáculo “Atitude e Violência pelo Milagre de Deus: Abraça-me” - CIA DA Lua- Praça Matriz (Centro).


15h- Performances urbanas – Rua do Comércio / Rua Cel. Carvalho / Av. Raul Pompéia / Vilage – Rua do Comércio / Japuíba - Campo da Porteira (Centro).



15h- Espetáculo “Eu também Quero Brincar”- Cia Kadoshi de Teatro- Praça do Comércio – Village (Jacuecanga).


O espetáculo infantil gira em torno da criança trazendo a magia do palhaço e do circo, ascendendo à pureza e o riso da criança que habita dentro de cada um de nós, com brincadeiras e performances comandadas pelo Palhaço Cebola.


Direção: Adren Alves

Autoria, pesquisa, texto e performance: Alexandre Moraes

Figurino, maquiagem e sonoplastia: Alexandre Moraes

Iluminação e cenografia: Gustavo Valente


16h- Espetáculo “A Princesa Sisuda”- Trupe do Descoco- Campo da Porteira (Japuíba).


Diz que era uma vez um rei muito feliz que se tormou triste porque sua única filha deixou de sorrir. Até que um dia o rei teve uma ideia para sua filha deixar de ser sisuda. E é nessa idéia que todos que assistem a Princesa Sisuda se divertem a valer e caem na gargalhada.


Direção, figurino e acessórios: Márcia Small Brasil

Cenografia: Oberdan Júnior

Contra-regra: Gabriela Rocha

Apoio: Céia Aquino e Corina Gabriel

Elenco: Natty Mello, Tiago Rocha, Jefferson Luis (Zinho, Tião Gabriel, Oberdan Júnior e Richard Marx


18h- Espetáculo “Quem ri por último...” - Os Palhaçologistas- Praça do Porto (Centro).


Quem já não fez uma brincadeira de mau gosto? E é assim que o espetáculo começa... Com uma simples brincadeira, criando com isso muita confusão e a partir daí tem-se a prova de uma verdadeira amizade. A história mostra de maneira bem descontraída uma amizade que supera os trancos e barrancos, as diferenças e dificuldades entre personagens, mas que não conseguem viver um longe do outro.


Direção: Bruno dos Anjos

Figurino: Thiago S. Sena e Silvana Libório

Cenário e adereços: André Lopes

Trilha sonora: Bruno dos Anjos e Silvana Libório

Operador de som: Alessandra Ferreira

Assistente de espetáculo: Anabel Libório

Elenco: Bruno dos Anjos e Silvana Libório


20h- Espetáculo “Patrão Nosso” - Gupo Cutucurim- Praça da Matriz (Centro).


Em uma cidade bem distante dessa aqui, uma família composta por mulheres enfrenta um problema um tanto conhecido: a falta de atendimento nos hospitais. E na mesma cidade, Senhor Peçanha se converte em todas as religiões para conseguir voto, para que tudo saia bem na sua candidatura nas próximas eleições. Histórias que percorrem caminhos distintos e se entrelaçam num grande desfecho. Venha se divertir, se emocionar e emitir ao Patrão nosso, um grito próprio de liberdade.


Direção: João Novaes

Direção musical e música original: Bruno dos Anjos

Cenário: Luciano Araújo

Figurino: Pâmela Vicenta

Maquiagem: Marcelo Andriotti

Elenco: Flaviana Ayres, Monique Eucário, Márcia Brasil, André Bernardo, Marlene Ponciano, João Novaes e Bruno dos Anjos


22h- Show Daniel Cavalcanti – Praça Zumbi dos Palmares (Mercado Municipal)


Dia 24- Sábado


09 às 17h - Oficina de Direção com Rosyane Trotta – Teatro de Rua – Casa de Cultura (Centro).


09 às 17h – Oficina de Performance Urbana com Mara Leal– Convento São Bernardino de Sena (Centro).



18h- Espetáculo “Contando Estórias”- CIA. Álacre de Teatro- Praça do Porto (Centro).


Um rei, um médico que é lenhador, uma princesa que não fala, um coelho, três crianças, uma fada do dente, um rabugento, uma menina, uma apresentadora, num lugar que é programa de televisão, é floresta, é castelo e é uma praça... É nessa grande brincadeira, é nesse jogo de cenários, enredos e com uso da música que a história se mistura em outra história, a verdade se mistura com a imaginação e a companhia apresenta o espetáculo.


Criação e Direção: Coletiva e adaptações do texto “Médico à força” de Moliére

Preparação vocal e participação musical: Alex Santiago

Cenografia: André Bernardo

Contra-regra e sonoplastia: Luciana Castilho

Elenco: André Bernardo, Letícia Issene e Edilaynne Lima


19:30h Espetáculo “Rio de Janeiro a Dezembro no Carro-Céu de Histórias” - Grupo Cantos do Rio (RJ)- Praça Matriz (Centro).


O espetáculo faz uma homenagem ao Brasil e ao Rio de Janeiro ao resgatar as mais genuínas manifestações culturais folclóricas do povo fluminense e carioca, começando com o a folia de Reis em janeiro, passando pelo samba, jongo, festas juninas, calangos, brincadeiras de roda, brinquedos cantados, “O Boi Pintadinho”, contos, lendas e finalizando com o “Pastoril” em dezembro, com o acompanhamento de violão, acordeom, cavaquinho, bandolim, flauta doce e instrumentos de percussão.


Direção: Ludmila Breitman

Texto e direção musical: Luiz Carlos Jujuba e Ana Nogueira

Cenário: Cantos do Rio

Iluminação e som: Dil Nogueira

Figurino: Tatiana Menezes

Elenco: Luiz Carlos Jujuba e Ana Nogueira


21h- Espetáculo “Till, A Saga de um Herói Torto” - Grupo Galpão (MG) – Praça Zumbi dos Palmares (Centro)


Do dramaturgo Luís Alberto de Abreu. Com direção de Júlio Maciel, é baseado nas histórias anônimas criadas em torno de um personagem fictício da Alemanha feudal, o andarilho Till Eulenspiegel. Misturando farsa, comédia, drama e poesia, o espetáculo crítica com humor o poder e suas formas de dominação, usando a Idade Média e o personagem central como uma metáfora do mundo atual, em que hordas de miseráveis e desamparados se espalham de maneira incontrolável pelos quatro cantos do mundo.

Till, a saga de um herói torto”, que estreou em julho de 2009, já foi visto por mais de 80.000 pessoas em 30 cidades, e continua arrebatando platéias nas ruas, ginásios e teatros do país.


Texto: Luís Alberto de Abreu

Direção: Júlio Maciel



22h- Show Xandy Dentro – Praça Zumbi dos Palmares (Centro)


Dia 25 – Domingo


09 às 17h - Oficina de Direção com Rosyane Trotta – Teatro de Rua – Casa de Cultura (Centro).


09 às 17h – Oficina de Performance Urbana com Mara Leal– Convento São Bernardino de Sena (Centro).



19h- Espetáculo “ Por que a noiva botou o noivo na justiça”- Fabrika do Entretenimento- Praça Matriz (Centro).


A noiva sonha com o casamento, com uma vida feliz, mas para que isso aconteça faz simpatias, promessas aos santos, orações, jejum e vai até num terreiro de macumba. Depois de tudo isso, arranjou um marido, casou-se e aí veio a decepção com o único homem que conseguiu...


Direção: Cia. Fábrika do Entretenimento

Texto: Lourdes Ramalho

Figurinos e adereços: Júnior Dantas

Elenco: Adren Alves, Camila Rocha, Fabrício Ozório, Flaviana Ayres, João Gomes e Júnior Dantas


20:30h - Espetáculo “Tá Calor? Tome Uma!”- CIA de Teatro Parceiros– Praça do Porto (Centro).


Zé Maneiro é um homem muito calorento e por não aguetar mais dormir ao lado da esposa resolve alugá-la para seu amigo de muita consideração, só até passar o verão. Mas Zé Maneiroacaba se arrependendo de tal negociação... Para ter a esposa de volta ele procura um pai de santo e até o delegado da cidade! Até que um dia uma outra mulher muita assanhada lhe é apresentada. Será que Zé Maneiro terá sua esposa de volta?


Direção: Denildo Miranda

Elenco: Andréia Machado, Antônio Batista, Denildo Miranda, Josias Fernandes, Rone Anderson, Wellington Lopes e Valéria Moura

Técnica: Edilene Vieira

Performances Urbanas:


Glauter Barros-- “Contações de Histórias”

Atordoados - “Procura-se um Genro!” e “Bodas de Sangue”

Fabrika de entretenimento - “Ceguinhas de Campina Grande”

Silvana- Manipulador e a Boneca” e “Um Espetáculo de uma Amiga Palhaça”

Marina Gonper- “Diálogos Poéticos”

CIA de Teatro Parceiros- “O Circo” e “Boca no Trombone”

CIA Kadoshi de Teatro - “Quando a Tombeta Tocar” e “A Poetisa”

CIA Álacre de Teatro- “Poses Incomuns”

Trupe do Descoco- “Os Assombrosos” e “Corrida inusitada”

Grupo Cutucurim- “Procura-se uma identidade” e “A preguiça”

Marlene e Bruno Marques - “A Sinhã e o poeta”





Secretarias relacionadas: