Equipe do DRM-RJ realiza reunião com a Defesa Civil de Angra

Departamento de Recursos Minerais do Governo do Estado do RJ terá uma sala avançada própria na sede da Defesa Civil de Angra até 31 de março de 2024

Terça-Feira, 26/12/2023 | .

Foi realizada na tarde desta terça-feira (26), na sede da Defesa Civil de Angra dos Reis, uma reunião com a equipe do Departamento de Recursos Minerais do Governo do Estado do RJ (DRM-RJ). A finalidade da reunião foi introduzir a equipe da Defesa Civil aos três geólogos que permanecerão no município, pelo menos até 31 de março, com o propósito de prestar assistência imediata à cidade e à Costa Verde por meio de análises e ações preventivas em relação aos riscos geológicos. Os três geólogos são do Instituto Manguezais, uma empresa contratada pelo DRM-RJ.

– Iniciamos hoje a implementação do nosso plano de contingência para o verão de 2023-2024 em colaboração com o DRM-RJ, visando garantir respostas eficazes em situações emergenciais no município. Estou confiante de que essa parceria será muito benéfica para que o município possa lidar com qualquer eventualidade decorrente das chuvas. É muito importante a presença de uma equipe técnica de geólogos do Governo do Estado atuando junto à equipe da Defesa Civil aqui em Angra dos Reis – frisou o secretário de Defesa Civil, Fábio Júnior.

Durante o encontro, a equipe da Defesa Civil, liderada pelo secretário Fábio Júnior, realizou uma apresentação da sala avançada onde a equipe do DRM-RJ irá trabalhar, bem como da sala do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), com toda a sua estrutura de monitoramento meteorológico.

Após as fortes chuvas que ocorreram no início de dezembro no Bracuí, o governador do Estado do RJ, Cláudio Castro, determinou que o Departamento de Recursos Minerais do Estado do RJ (DRM-RJ) mantivesse uma equipe em Angra dos Reis para apoio à Defesa Civil local.

– Nosso projeto, sob a determinação do governador, visa estabelecer um núcleo do DRM-RJ na região da Costa Verde para atender Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty. O foco será o fornecimento de suporte geológico preventivo. Estaremos presentes a partir de hoje até o término do período de contingência, previsto para 31 de março. Estamos aqui para contribuir e também proporcionar tranquilidade à população, apoiando o belíssimo trabalho realizado pela Defesa Civil de Angra dos Reis – destacou o presidente do DRM-RJ, Luiz Claudio Almeida Magalhães.

Secretarias relacionadas: