O segundo Centro de Educação de Horário Integral (Cehi) de Angra dos Reis foi inaugurado na quarta-feira, 12, na Enseada das Estrelas, Ilha Grande. A unidade está funcionando na E.M. Monsenhor Pinto de Carvalho, que foi totalmente ampliada e reformada para atender o projeto da escola integral, uma realização do governo Tuca Jordão.
A comunidade compareceu em peso à inauguração e pode ver de perto as modificações que foram realizadas no prédio, onde funcionavam apenas duas salas de aula e, atualmente, tem quatro, além do laboratório de informática, sala de audiovisual, biblioteca e outras dependências, como a brinquedoteca. A escola está toda pastilhada, por dentro e por fora, e adaptada para oferecer aos alunos, que estudarão das 7h30 às 16h, cinco refeições diárias, e atividades extracurriculares, como aula de música, artes, e atividades de educação física.
O prefeito Tuca Jordão, acompanhado da primeira-dama Alessandra Jordão, falou sobre os investimentos do governo na área da educação e sobre a felicidade em inaugurar mais uma escola de horário integral, desta vez na Ilha Grande: a primeira do Brasil.
“No nosso governo temos três nortes: educação, saúde e saneamento. Sabemos que os investimentos na educação não são para o presente, mas para se construir um futuro melhor para nossos filhos. E eu acredito que a educação transforma as pessoas”, frisou ele, citando ainda a entrega dos laptops aos alunos da escola municipal da Praia do Abraão, através do programa Um Computador por Aluno (UCA), que será lançado ainda neste mês, e do investimento de mais de R$ 2 milhões na escola da Praia de Provetá.
O vice-prefeito Essiomar Gomes citou as parcerias, que segundo ele são fundamentais para o andamento dos projetos.
“A comunidade tem que andar junto com a escola e se envolver para que sonhos como esse se tornem realidade”, falou ele, que ainda parabenizou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha, pelo empenho de sua equipe nas realizações da pasta.
“Estamos felizes por que o Cehi de Monsuaba já atende a cerca de 200 crianças e aqui atenderemos mais 47, com um desafio maior, pois são alunos do 1º ao 5º ano”, frisou Luciane, contando também sobre projetos, como o “Música no barco”, onde os alunos, duas vezes na semana, têm aulas de violão e flauta.
Os alunos da escola, dirigidos pela diretora Aline de Souza Ramos – há três meses à frente da unidade –, apresentaram uma graciosa peça teatral, que contou a lenda do Corsário Negro, e, no final, cantaram uma canção, composta por ex-alunos do 5º ano, que falava sobre o cuidado com a escola nova e o carinho com o qual se deve tratá-la.
Os vereadores Jorge Eduardo, Leandro Silva e Antônio Cordeiro estiveram presentes à inauguração, além do secretário de Obras Ricardo Tabet, que anunciou as obras da Educação a serem inauguradas este ano: E.M. Balneário, Morro do Carmo, Santos Dumont, além do Centro de Educação Municipal para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (Cemanee), e reformas da Serra D‘água e Camorim Pequeno. O secretário de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet, também se fez presente, entre outras autoridades municipais, como o subprefeito da Ilha Grande, Paulo Bicalho.
Escola foi totalmente revitalizada
A antiga escola tinha um pavimento com duas salas de aula, sanitários masculino e feminino, um pequeno refeitório, cozinha, despensa, área de serviço, depósito, secretaria, sanitário para funcionários, dormitório único para professores e varanda, totalizando uma área de 222,54 m2.
O novo prédio tem 493,63 m2 de área construída, distribuída em dois pavimentos com quatro salas de aula, laboratório de informática, sala de audiovisual, biblioteca, rampa e sanitários adaptados para portador de necessidades especiais, refeitório ampliado, novo almoxarifado, cozinha, parea de serviço, despensa, depósito, sanitários para os alunos (masculino e feminino) em ambos pavimento, secretaria, alojamento para professores com dormitórios masculino e feminino separados, incluindo copa e banheiro exclusivo e integrados, circulações, instalações elétricas, para-raios extintores de incêndio.
Atualmente, a escola tem 47 alunos matriculados e atende também a alunos da Praia de Fora, do 1º ao 5º ano. O seu quadro de funcionários é composto por quatro professores, um secretário escolar, um auxiliar de secretária e biblioteca, duas merendeiras e dois zeladores e tem como diretora a professora Aline de Souza Ramos.
Vale ressaltar que o pavimento térreo existente, também sofreu modificações e ampliação, contando com nova estrutura de concreto armado, troca de todo o emboço interno e externo, troca dos revestimentos cerâmicos internos, pisos, louças e metais, instalações elétricas e hidrossanitárias, janelas e portas, ferragens, bancadas de granito, recebendo pinturas novas nas paredes, tetos e grades.
A escola cujo projeto foi elaborado pelo Arquiteto Cristiano Augusto Manhães e modificado pelo Arquiteto Gilson César Alves de Oliveira, terá capacidade para atender 60 alunos em horário integral.
Escola de horário integral na Ilha Grande
A unidade fica na Enseada das Estrelas e tem capacidade para atender 60 alunos