Bons resultados já estão sendo colhidos pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Angra dos Reis no CEM - Centro de Especialidades Médicas (antigo PAM) com o desenvolvimento de uma política séria do governo municipal visando garantir saúde pública de qualidade para toda a população da cidade.
No CEM, se concentram as consultas com médicos especialistas. Nele são atendidos todos os pacientes que vêm das unidades básicas de saúde e do Programa Saúde da Família, encaminhados para especialistas como cardiologistas, ortopedistas, oftalmologistas, dentre outros.
A Prefeitura de Angra nesta gestão fez reforma geral na unidade, contratou 15 médicos especialistas, está marcando as consultas com mais agilidade e entregando resultados de exames laboratoriais, mais comuns, no prazo de 7 a 15 dias, além de realizar exames de urgência. Também comprou equipamentos para o laboratório de exames como microscópios e o Targa (para realizar exames bioquímicos), para hemogramas, e muitos outros como para testes de HIV, toxoplasmose, hepatite e tuberculose.
Outras importantes realizações também se destacam no CEM: a criação do Centro de Saúde do Trabalhador com equipamentos próprios para os tratamentos como aparelhos de fisioterapia, a construção de novos consultórios oftalmológicos, aquisição de esteira ergométrica, além de ações de descentralização das consultas com médicos especialistas para unidades do Perequê e de Jacuecanga.
Segundo o Secretário de Saúde Amílcar Jordão Caldellas, em Jacuecanga, os moradores já contam com cardiologista, psicólogo, pediatra, nutricionista e fonoaudiólogo. O mesmo acontece na Unidade do Perequê, que coloca à disposição da comunidade, cardiologista, ortopedista, nutricionista, oftalmologista e alergologista, além de pediatra, clínico geral e ginecologistas, que são especialidades encontradas em todas as unidades básicas de saúde. Ele explica que a Unidade da Japuíba, após a construção do hospital na localidade, também abrigará diversos outros especialistas.
Ainda em relação ao CEM, a Prefeitura está se empenhando para concretizar mais uma importante realização. Amílcar anuncia que brevemente a Prefeitura inaugurará uma nova Central de Marcação de Consultas na unidade para acabar de vez com as filas matinais. A central funcionará de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, na sede do CEM. Com a nova central, o paciente poderá se dirigir ao CEM em qualquer dia da semana para marcar a consulta desejada, pois não haverá mais dias exclusivos de marcação. E com a marcação, a partir das 10 horas, o paciente não precisará sair de casa de madrugada. Com a implantação da central também será encerrado o atendimento via telefone para marcação.
A meta da coordenação do CEM é “atender todo cidadão com dignidade, sem demora e com qualidade”. Amílcar lembra que a preocupação em prestar atendimento digno de saúde à população é uma das prioridades do Prefeito Fernando Jordão e do Secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, além de ser um dos desafios da Secretaria Municipal de Saúde que tem também como parceira a Fundação Municipal de Saúde (Fusar).
- Não medimos esforços para resolver os problemas de saúde na cidade. Quando está ao nosso alcance fazemos o possível e o impossível para solucioná-los, mas em alguns casos, a solução não depende apenas da Prefeitura, mas também dos governos estadual e federal -, diz Amílcar.
Serviços que a população pode encontrar no CEM
O CEM hoje atende a população oferecendo todas as especialidades necessárias como clínicos, cardiologistas, alergologistas, pediatras, ginecologistas, cardiopediatras, cirurgiões vasculares, dermatologistas, oftalmologistas, endocrinologistas, fonoaudiologistas, gastroenterologistas, infectologistas, mastologistas, neuropediatras, nefrologistas, nefro pediatras, nutricionistas, otorrinolaringologistas, psicólogos, psiquiatras, proctologistas, médico para a saúde do trabalhador, urologistas, cirurgião pediátrico, médicos para pequenas cirurgias, reumatologistas, dentre outros.
No CEM, a população também encontra diversos programas de saúde dirigidos a grupos especiais como os adultos, Idosos, mulher, criança, diabéticos, hipertensos e dependentes químicos. Os programas colocam à disposição da população, profissionais especializados que dão todo o suporte necessário, marcando consultas, ministrando palestras, conseguindo medicação e realizando atividades diversas como, encontros, oficinas e recreações.
Hoje o Centro de Especialidades também conta com salas para vacinas, curativos, para pequenas cirurgias, realizações de eletrocardiograma e eletro-encefalograma, e para atender a todos os programas de saúde.
No laboratório do CEM, coordenado pela bióloga Kaline Hartung, a Prefeitura de Angra investiu em contratação de pessoal (24 profissionais atuam na área), em compra de equipamentos, em reformas físicas e aprimoramento no atendimento. Hoje realiza exames diversos e entrega os resultados com prazos pequenos, exceto os de urgência, que são realizados no mesmo dia, dependendo do exame.
Kaline explica que os técnicos do CEM colhem materiais para exames somente de pacientes que moram no Centro. Nas demais localidades do município, os materiais são colhidos pelos funcionários das unidades de saúde e enviados para o laboratório municipal. Os resultados dos exames são enviados para as unidades de saúde, o paciente não precisa vir ao CEM para pegar o exame.
O laboratório municipal realiza uma série de exames imunológicos, parasitológicos, de hematologia, de bioquímica e de perfil reumático, eletrolítico e cardíaco. Realiza exames para detectar anemia, hepatite, toxoplasmose, mononucleose, HIV, gravidez, sífilis, lupus, tuberculose, verminoses e outras parasitoses, teste do pezinho, de todos os elementos encontrados na urina, e diversos outros.
Outros tipos de exames como os hormonais são enviados para a Santa Casa de Misericórdia. Outros mais específicos são enviados para o LACENN – Laboratório Central Noel Nutels – no Rio de Janeiro, como os de sorologia para dengue, confirmatório para HIV, rubéola, alguns de hepatite e baciloscopia para tuberculose.
Ainda em relação ao laboratório municipal, futuras realizações também estão em andamento e sairão brevemente do papel como o início da realização de exames hormonais e microbiológicos, a construção de um laboratório em uma unidade de saúde da Japuíba e efetuar exames hormonais para pacientes de municípios vizinhos como Mangaratiba, Paraty e Rio Claro.