Exposição Ecológica é sucesso no TCE

Projetos de alunos angrenses estão sendo apresentados no Rio

Terça-Feira, 13/10/2009 | .

A secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, visitou o Espaço Cultural do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), no Centro do Rio, representando a Prefeitura de Angra e os alunos da rede municipal de ensino. Desde o dia 23 de setembro, vem sendo realizada no local uma exposição ecológica com projetos de educação ambiental que visam ao reaproveitamento e à reciclagem de materiais. Os trabalhos foram realizados por alunos da Escola Municipal Thomaz Henrique Mac Cormick, da Praia da Longa, na Ilha Grande, e dos colégios estaduais Pedro Soares, da Praia de Proveta, também na Ilha Grande, e Charles Dickens, de Jacuecanga. Professores e diretores das escolas também estavam presentes.  

    Lamentavelmente, os protagonistas da festa não puderam comparecer. Os alunos da Thomaz Henrique Mac Cormick não fizeram a travessia da Ilha Grande para o continente em virtude do mal tempo, ficando impossibilitados de viajar ao Rio. A ausência foi bastante sentida.

– É uma pena que eles não possam estar aqui para ver seus trabalhos expostos em um local com uma realidade tão diferente da deles – lamentou a secretária Luciane Rabha.

Os trabalhos se relacionam com a questão ambiental e da sustentabilidade. O projeto da Escola Thomaz Henrique chama-se “Redescobrindo praias, ilhas e enseadas em Angra dos Reis”, e consiste na fabricação de artesanato com materiais como jornal, frascos e garrafas pet. Esse material recolhido é transformado pelos alunos em peças como descansos de cozinha, cestos e mosaicos, todas elas fazendo parte da exposição.

– Além da sustentabilidade, o objetivo é que a atividade seja geradora de renda e também uma forma de resgate da cultura local. Todo esse trabalho pode ser oferecido aos turistas, que muitas vezes chegam e não têm muitas opções de artesanato – explicou Paola Lopes Pereira, diretora da Escola Thomaz Henrique e coordenadora do projeto.

Os trabalhos dos colégios estaduais também foram representados. O Colégio Pedro Soares apresentou seu “Mosaico ecológico”, com o tema “Passado e futuro da Ilha Grande”, com CDs e LPs ornamentados com frascos de xampu e desodorante, contando a história da Ilha Grande. O projeto é coordenado pela professora Rita de Cássia Oliveira.

Já o Ciep Charles Dickens apresentou seu projeto “Alimentação Consciente”, que consiste em receitas feitas com o aproveitamento de cascas e talos de alimentos, partes que normalmente são jogadas fora. O resultado pôde ser conferido à mesa. O café da manhã na exposição ficou por conta da escola e todos elogiaram o sabor dos sucos, pães, biscoitos e bolos apresentados. O projeto é coordenado pela professora Maria Cecília Pestana.

A iniciativa de levar a exposição para o Rio faz parte da agenda ambiental do TCE. Essa agenda consiste em uma série de medidas ecologicamente responsáveis adotadas pelo Tribunal, que contribuem para a educação ambiental, como o aproveitamento da água da chuva para lavar os carros do Tribunal, a economia de copos descartáveis nos setores e uma gincana entre os mesmos setores para a arrecadação de lixo reciclável, como frascos de xampu, isopor, garrafas pet etc. Tudo isso sob a coordenação da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado (Astcerj).

O TCE mantém uma parceria com a ONG e cooperativa de artesanato Pescarte, de Itaboraí. Em maio deste ano, representantes da ONG, por intermédio da Astcerj, foram à Ilha Grande realizar uma oficina com os alunos locais. Ali nascia um trabalho que resultou na atual exposição dos alunos angrenses no TCE.

– Para nossa surpresa aquela pequena oficina teve repercussão grande. Virou uma exposição no Centro Cultural de Angra, que depois foi para a Eletronuclear e hoje está aqui – lembrou o presidente da Astcerj, Luiz Marcelo Magalhães. – infelizmente os protagonistas não puderam fazer a travessia – disse ele, também lamentando a ausência das crianças.

Em seguida foi apresentado um vídeo sobre os trabalhos dos alunos angrenses. Luciane Rabha destacou os esforços do governo Tuca Jordão no sentido de investir na educação ambiental, tão importante para um município com tantas riquezas naturais como Angra dos Reis, e resumiu o trabalho das crianças no reaproveitamento do lixo: – esse lixo se transforma em arte – disse ela. A previsão é que a exposição fique no TCE até o dia 23 deste mês.                   

Secretarias relacionadas: