Exposição de mosaico ecológico

Mostra realizada por alunos da Ilha Grande faz parte de um projeto de Educação Ambiental

Segunda-Feira, 19/07/2010 | .


A abertura da exposição de mosaico ecológico “Caminho d'Ouro: os caminhos da Ilha Grande”, realizada na segunda-feira, 12, que seguirá até o dia 30 de julho, no Espaço Cultural da Eletronuclear, foi um sucesso. A exposição está sendo realizada pelos alunos da Escola Municipal Thomaz Henrique Mac Cormick, na Praia da Longa, Ilha Grande, em parceria com os da E.M. Joaquim Alves de Brito, Bananal, e contou com total apoio da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

“A exposição é fruto do projeto de educação ambiental “Brincando e aprendendo a biodiversidade na Ilha Grande”, que vem sendo desenvolvido pela E.M.  Thomaz Henrique Mac Cormick e foi estendido à escola do Bananal”, contou a diretora da escola da Longa, Paola Lopes, acompanhada pela diretora do Bananal, Ruth Fernandes.

A secretária de Educação, Luciane Rabha, prestigiou o evento e elogiou a qualidade dos trabalhos produzidos pelos alunos.

“Quando a gente vê as escolas da Ilha Grande avançando assim, vemos que vale a pena o investimento. Vocês estão de parabéns pelo empenho”, frisou a secretária.

No evento, foi assinado um termo de compromisso com a Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (Astercerj), em prol do apoio e parcerias nos projetos de educação ambiental desenvolvidos nas escolas das ilhas, representando pela diretora de responsabilidade social, Rita, que residiu dois anos na Praia de Provetá.

“Meio Ambiente é responsabilidade de todos nós, e por isso, nós do Tribunal de Contas do Estado do Rio, estamos caminhando ao lado de vocês e desenvolvendo projetos em prol de sua conservação”, falou ela, que trouxe os convites de um evento que será realizado em outubro, na Quinta da Boa Vista, onde os alunos da Ilha Grande participarão.

Ao final da cerimônia de abertura, os alunos se apresentaram com uma conhecida canção popular: “Meteoro da paixão”.

Moisaicos ecológicos

Os mosaicos são feitos com materiais recicláveis (frascos de xampu, desodorante e outros materiais de plástico), que contam a história de Angra dos Reis e Paraty, do ciclo do ouro à atualidade. As peças foram confeccionadas pelos estudantes do ensino fundamental da escola da Praia da Longa, com participação de alunos da Praia do Bananal e da comunidade em geral.

A exposição ficará no espaço até o dia 30 de julho, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h, e aos sábados, das 9h às 14h. O Espaço Cultural Eletronuclear fica na Av. Júlio Maria, 160, no Centro de Angra dos Reis.
   

Secretarias relacionadas: