No sábado, 28, a Prefeitura de Angra, através das secretarias de Educação, de Meio Ambiente e de Obras, em parceria com a Eletronuclear e a ONG Carlos Borges, promoveu uma “Feijoada Ecológica” na Escola Municipal Prefeito José Luiz Ribeiro Reseck, no Frade, envolvendo pais, alunos, professores e toda a comunidade.
A feijoada foi bolada para comemorar uma causa nobre: o plantio, durante toda a manhã, de 100 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em toda a extensão da Rua da Jaqueira (Morro da Pedreira), que precisava urgentemente de um projeto de reflorestamento.
Quem participou do evento ganhou três vezes: pela alegria de plantar uma árvore, por saborear uma deliciosa feijoada oferecida pela escola e por ter participado de mais um encontro de confraternização e união da comunidade. Segundo a diretora da unidade municipal de ensino, Milene Lima, o projeto de educação ambiental é a menina dos olhos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que atende dezenas de alunos no turno noturno da escola.
- Ficamos felizes de ver que o projeto de conscientização ambiental que estamos desenvolvendo aqui na escola está mobilizando toda a comunidade escolar e já está se expandindo para fora da escola. Foi muito prazeroso ver nossos alunos da EJA felizes, juntos com os dos turnos da manhã e tarde, participando com seus familiares do plantio- afirmou a diretora.
O projeto de reflorestamento da rua foi feito pelos profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e as mudas foram doadas pela Eletronuclear, ONG Carlos Borges e Secretaria de Obras, através da Subsecretaria de Parques e Jardins.
Todo o trabalho de abertura de cava e preparação do local para plantio foi apoiado pelos funcionários da Regional do Frade, contando com a colaboração de todos os presentes, inclusive a subsecretária de Parques e Jardins, Elizabeth Britto, que participou de todo o evento junto com os alunos e moradores do bairro. O engenheiro Ricardo Donato representou a Eletronuclear e a empresária Beatriz Borges, a ONG Carlos Borges. Ambos participaram ativamente do evento e prometeram desenvolver mais ações conjuntas com a escola e a comunidade.