Festa Internacional do Teatro

Durante 15 dias Angra dos Reis recebe cerca de 50 grandes espetáculos

Segunda-Feira, 01/09/2008 | .

O único grande festival de Teatro do Estado do Rio Janeiro recebe nessa quinta edição mais de 50 peças de sucesso do Rio de Janeiro e de São Paulo, e conta com atrações internacionais como “Poemas do Amor Furtivo”, espetáculo espanhol com direção de Pepe e Nono Garcia e o grande sucesso em palcos lusitanos: “Senhor das Flores”, com Jonas Bloch.
De 06 a 21 de Setembro nomes consagrados como Marcelo Faria, Carol Castro, Drica Moraes, Débora Falabella, Jonas Bloch e Roberto Bomtempo são presenças garantidas na Festa Internacional do Teatro em Angra dos Reis (FITA), que tem o patrocínio da Prefeitura. A abertura do evento será de Bibi Ferreira, com a peça “Às Favas com os Escrúpulos”. A grande dama do teatro brasileiro fará a estréia oficial do seu espetáculo no Rio de Janeiro e nos palcos de Angra será a grande homenageada.
Desde 2004, quando o cenário cultural do país foi surpreendido pelo surgimento da Festa Internacional de Teatro em Angra, a FITA, a cidade passou também a ser conhecida como capital do teatro no Rio de Janeiro. Devido ao grande sucesso dos anos anteriores, estima-se que em 2008 cerca de 50 mil pessoas passem por lá.
 
Festival de bonecos
A Cidade do Teatro ainda terá espaço para o festival de bonecos, que acontecerá do dia 13 ao dia 17 de setembro e que contará com a presença de companhias de diversas regiões do país. Dentre as atrações, estão o espetáculo de bonecos “Uma Família Feliz”, da Cia Nóis no Vento, adaptado e dirigido por Luiz Carlos Buruca do conto de Hans Christian Andersen, com vozes de Marília Pêra, Ney Latorraca, Zezé Motta, Totia Meireles e Bia Nunnes; a Cia curitibana Botica, que conta a trajetória de dois irmãos no seu rito de crescimento na peça “João e Maria”; dentre outros.
 
Infra-estrutura profissional
Além de ocupar o teatro municipal com capacidade para 240 pessoas, a produção do festival monta uma tenda com 1.200 lugares com infra-estrutura idêntica aos grandes teatros do Rio de Janeiro. A inspiração para realização da FITA, João Carlos Rabello trouxe da infância, quando assistia peças de teatro em circos que viajavam pelo interior do país.  
- Vi Procópio Ferreira fazendo sua turnê em circo quando criança. Hoje os custos de produção de um espetáculo inviabilizam a apresentação de peças mais representativas. Só um esforço de patrocinadores somados podem fazer acontecer uma mostra dessa magnitude. O festival é uma necessidade real para que o teatro exista no interior – afirma João Rabello.
A cidade passa a respirar uma atmosfera cultural, englobando públicos de todas as idades e preferências. Uma oportunidade única para os moradores da cidade e um excelente atrativo turístico.
A Festa Internacional de Teatro de Angra tem o patrocínio do Sesc Rio de Janeiro, Ministério do Turismo, Transpetro, Fundação de Cultura e Prefeitura de Angra, Secretaria do Estado do Rio de Janeiro, Eletronuclear, Caixa Econômica Federal e o apoio da Rede Globo, Rádio Paradiso, Portogalo Suíte Hotel, Eco Resort Angra dos Reis, Meliá Angra e Mercure.
 
Serviço:
V Festa Internacional de Teatro de Angra – FITA 2008
Local: Angra dos Reis
Data: 06 a 21 de setembro de 2008
Horário das peças: programação em anexo / www.fita.art.br
Informações à Imprensa: Aline Garcia e Fábio Amaral – Minas de Idéias Comunicação
ascom@minasdeideias.com.br – 21 2558 3751 / 9354 3338 / 7832 6925 / 7832 6927
 
 
 

Secretarias relacionadas: