Festa das Crianças da Ação Social

Prefeitura realiza várias festas nos bairros para comemorar o mês da criança

Quinta-Feira, 15/10/2009 | .


A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social, está realizando desde o dia 6 várias festas para as crianças em seus equipamentos, que são os sete Centros de Referência da Assistência Social (Cras), espalhados pelo município, e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), no Parque das Palmeiras.

As festas têm sido um sucesso e a programação varia entre apresentações de capoeira, dança, teatro, palhaços, de personagens infantis, e a criançada tem se esbaldado nos doces, na pipoca e no algodão-doce, como foi no Cras de Monsuaba, sob a coordenação de Adriana Lins.

– Queremos promover mais atividades para nossas crianças. Elas merecem uma comemoração especial – falou Adriana, na festa do dia 14, que reuniu cerca de 60 crianças.

Os outros Cras, como o da Nova Angra (6/10), Belém (7/10), Caputera (9/10), Campo Belo (13/10) e Bracuí (15/10), já realizaram suas festas e repetiram o sucesso dos eventos, que reuniu a família também.

As próximas festas agendadas são no Cras do Frade, no dia 20, às 13h, e no Cras do Parque Mambucaba, no dia 23, às 10h.
   
Festa das Crianças no Creas

O Creas, sob a coordenação de Ana Paula Jordão, promoveu dois dias de festa, 13 e 14. Cerca de 50 crianças e adolescentes por dia, participaram das atividades e saíram satisfeitíssimos com os momentos de alegria, realizados pelo equipamento da Ação Social.

As crianças da Casa Abrigo, além da festa do dia 12 – realizada na casa - também puderam participar no dia 14 da festa no Creas. Doces, bolos, refrigerantes e um delicioso bolo foram servidos para elas.

O ponto alto da festa foi o Concurso Garota e Garoto do Creas, que com as categorias infantil, mirim e juvenil, premiou os três primeiros lugares e ainda escolheu as “misses simpatia”, valorizando a autoestima das crianças e adolescentes, vítimas de violência.

O Projeto RapSocializando, que trabalha com os adolescentes, foi a alegria das crianças, que dançaram ao som do hip-hop.

– O hip-hop tem sido nosso aliado na recuperação de muitos adolescentes que estão em situação de medidas socioeducativas – explicou Ana Paula.

O grupo de teatro Angrarte, do Cras do Parque Mambucaba, teve uma participação especial no evento, apresentando o grupo de street dance e uma  peça de teatro de pantomima com uma bela mensagem de restauração de vidas.

Atividades do Creas

No espaço, situado na Rua Juiz Orlando Caldellas, Parque das Palmeiras, são oferecidos atendimentos jurídico e psicossocial para mulheres, idosos, crianças, adolescentes e jovens que tenham seus direitos violados, através de quaisquer tipos de violência, seja doméstica, sexual, de abandono e outras mais.

De acordo com a coordenadora do projeto, Ana Paula Martinez, no espaço funcionam 29 grupos específicos: de pais, infantil, adolescente, crianças abusadas, mulheres e seu corpo, oficina de bijuteria, artesanato, entre outros.

Esses grupos visam a ressocialização e inserção comunitária das pessoas que precisam dos cuidados especializados da Secretaria de Ação Social. A exemplo disso, o Projeto RapSocializando  tem ensinado valores aos adolescentes através do hip-hop, trabalhando a autoestima e profissionalizando-os para o mercado de trabalho, na área de eventos.

Uma cozinha experimental também estará funcionando no local, oferecendo aulas de culinária e desenvolvendo valores de profissionalização às mulheres que perderam sua autoestima ao sofrerem qualquer tipo de violência.
   

Secretarias relacionadas: