Festa do Divino em Angra dos Reis

De 21 a 23 de maio, manifestações religiosas e folclóricas pelas ruas e igrejas da cidade

Quinta-Feira, 20/05/2010 | .

 O menino Caio Soares, que representa o Menino Imperador, chega de barco, na sexta-feira, 21, às 10h, no Cais de Santa Luzia, abrindo oficialmente os festejos profanos da Festa do Divino de Angra.

A festa, que é sem dúvida a mais bonita do sul do Estado, vai movimentar a cidade neste fim de semana, 21 a 23 de maio. É realizada pela paróquia de Nossa Senhora da Conceição e prefeitura, através da Fundação de Cultural de Angra (Cultuar).

Cheia de músicas, danças, procissões, passeatas e tradições seculares, a festa normalmente começa às 6h da manhã com alvorada e só termina no final das noites, depois das apresentações das danças folclóricas ( Coquinhos, Velhos, Jardineiras, Lanceiros e Marujos).

Banda de música, Folias do Divino e as figuras folclóricas da burrinha, vaca malhada, e bate moleque fazem parte dos festejos animando diversas passetas pela cidade, junto com o Menino Imperador.

Novenas, missas como a da Coroação do Menino Imperador e a da distribuição das lembrancinhas e uma grande procissão pelas ruas da cidade marcam a festa , que também conta com almoço e café da manhã comunitários e corte de bolo.

A Festa do Divino tem origem bíblica e caráter evangelizador e promotor da fraternidade entre os homens. É realizada em data móvel, na época de Pentecostes (50 dias após a Páscoa).

De origem portuguesa, a festa nasceu am Alenquer, no século XIV, chegando a Angra dos Reis, no século XVII. Durante o apogeu do ciclo do ouro, no século XVIII, a festa recebeu novos elementos enriquecendo e oficializando a realeza do Imperador do Divino Espírito Santo, representado por um menino escolhido entre as famílias da região. Hoje o Menino Imperador é escolhido, através de sorteio, entre os meninos da catequese.

São dez dias de festa com manifestações folclóricas e muita devoção religiosa. Neste ano, o império será montado na Praça Zumbi dos Palmares (Praça do Mercado Municipal), onde se apresentarão as danças.

Encerrando a parte religiosa dos festejos realiza-se no domingo de Pentecostes a solene procissão onde desfilam o Menino Imperador e seu Séqüito, os componentes das danças, as Folias do Divino, as imagens do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora do Rosário, irmandades, banda de música e povo em geral. Em seguida acontecem a troca da coroa pelo chapéu do Menino Imperador e as apresentações das danças folclóricas. A festa é encerrada com a queima do quadro Glória.



Programação





DIA 21/05 (SEXTA)

6h Alvorada com a Banda da Defesa Civil com repicar de sinos e queima de fogos- Ruas do Centro.

06h30 Café da manhã na casa do Menino Imperador- Carioca (Centro).

10h Chegada do Menino Imperador e seu séquito, sendo recepcionado pelos grupos de dança, grupos de Folia do Divino, Banda da Defesa Civil, bate moleque, vaca malhada e burrinha, autoridades e pelo povo em geral. Logo após, libertação do preso- Cais de Santa Luzia (Centro).

12h Almoço no Convento do Carmo – Centro.

18h Cortejo da casa do Menino Imperador até a Igreja Matriz – Centro.

19h Missa de Coroação do Menino Imperador na Igreja Matriz- Centro.

20h Cortejo da Igreja Matriz até o Império



Praça Zumbi dos Palmares (Praça do Mercado Municipal)

20h30 Início da apresentação das danças folclóricas (Coquinhos,Jardineiras e Lanceiros)

21h Grupo Folclórico Experimental da Cultura Popular



DIA 22/05 (SÁBADO)

15h Celebração com as crianças da catequese na Igreja Matriz (encontro do Imperador com as crianças).

18h Cortejo da casa do Menino Imperador até à Igreja Matriz.

19h Novena na Igreja Matriz.

20h Cortejo da Igreja Matriz para o Império (Praça Zumbi dos Palmares)



Praça Zumbi dos Palmares (Praça Mercado Municipal)- Centro

20h30 Início da apresentação das danças folclóricas (Coquinhos, Velhos e Marujos)

21h Coral da Cidade de Angra dos Reis



DIA 23/05 (DOMINGO)

5h Amanhecer no Espírito - Igreja Matriz- Centro

Acolhida às comunidades com seus Setores Missionários

Missa

Café comunitário

6h Alvorada com Banda Jardim Sarmento e queima de fogos- Ruas da cidade



9h Cortejo da casa do Menino Imperador até a Igreja Matriz

10h Missa solene de Pentecostes na Igreja Matriz

11h30 Distribuição das lembranças da Festa do Divino. Logo após, o Menino Imperador visitará o Asilo São Vicente de Paulo.

16h Cortejo da casa do Menino Imperador até a Igreja Matriz

17h Procissão do Divino Espírito Santo – Saída da Igreja Matriz – Procissão com o Menino Imperador , séquito e componentes das danças, Banda Jardim Sarmento, e Folias do Divino percorrendo as ruas da cidade, conduzindo as imagens de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espírito Santo, acompanhada pela Ordem Terceira do Carmo, pela Ordem Terceira de São Franscisco, Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Liga Católica e Irmandade de São Benedito. Após a procissão ocorrerá a troca da coroa pelo Chapéu do Imperador e o apagamento do Círio Pascal.

20h Missa no Convento do Carmo- Centro



Praça Zumbi dos Palmares (Mercado Municipal)

20h30 Chegada do Menino Imperador ao Império- – Início da apresentação das danças folclóricas (Coquinhos, Jardineiras, Lanceiros, Velhos e Marujos)

0h Encerramento das festividades com apresentação de vistoso espetáculo pirotécnico e queima do quadro Glória simbolizando a paz entre os povos.



Menino Imperador: Caio Lima Soares

Guarda Estoque:Rafael Gonçalves da Silva

Mordomo:Thiago dos Anjos

Comandante da Barquinha: Thalis de Carvalho Mendes

Secretarias relacionadas: