Festa do Divino em Angra dos Reis

Menino Imperador foi coroado, recebido com festa pela população e vai comandar a cidade até o domingo

Sábado, 30/05/2009 | .

 

 


A cidade está em festa. O Menino Imperador da Festa do Divino Espírito Santo chegou de barco, com seu séquito (guardas-estoques, mordomo e comandante da barquinha), na manhã de sábado, 30, no Cais de Santa Luzia para comandar a cidade até o final da noite de domingo. Foi recebido com fogos e muitos aplausos pelos representantes do prefeito Tuca Jordão: o vice-prefeito Essiomar Gomes e o presidente da Fundação de Cultura, Mário dos Anjos, além da população, que se aglomerou no cais para ver a comitiva chegar.

Banda da Defesa Civil, grupos de Folias do Divino, a família do Imperador, o pároco Frei Alonso e componentes das danças folclóricas, Coquinhos, Marujos, Lanceiros, Velhos e Jardineiras, também recepcionaram o Menino Imperador Rodolfo Ramiro, que logo ao chegar se dirigiu à delegacia para soltar simbolicamente um preso.

Após a soltura do detento, a comitiva imperial, acompanhada por uma grande multidão, desfilou pela Rua do Comércio, ao som das folias e das figuras folclóricas, burrinha, vaca malhada e bate-moleque . Neste ano, a burrinha, montada pelo artista Glauter Barros, compareceu acompanhada pelo burrinho-mirim montado por Matheus, filho do Glauter, que deu mais um encanto a mais para a festa.

A festa continua até domingo, dia 31, com apresentações de todos os grupos de danças, no elegante império montado na Praça Zumbi dos Palmares (Largo do Mercado), missas na igreja Matriz e procissão do Divino Espírito Santo.

A parte religiosa da festa começou no dia 22 de maio com novenas na igreja Matriz e culminou com a Missa de Coroação do Menino Imperador, na noite de sexta-feira, 29, celebrada pelo frei Fernando e comunidades religiosas do Centro. A missa foi encerrada com o Menino Imperador colocando aos pés de Nossa Senhora uma coroa de flores.

A solene procissão do Divino Espírito Santo, sairá da igreja Matriz, no domingo, às 17h e percorrerá as ruas da cidade, conduzindo as imagens de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espírito Santo, acompanhada pela Ordem Terceira do Carmo, pela Ordem Terceira de São Franscisco, Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Liga Católica e Irmandade de São Benedito. Após a procissão ocorrerá a troca da coroa pelo Chapéu do Imperador e o apagamento do Círio Pascal. As danças folclóricas se iniciarão sempre às 20h.


Programação


DIA 30/05 (SÁBADO) 

10h30 Chegada do Menino Imperador no Cais de Santa Luzia , cortejo pelas ruas da cidade e almoço no Colégio Pereira Carneiro.

15h Celebração com as crianças da catequese na Igreja da Matriz (encontro do Imperador com as crianças)

18h Cortejo da casa do Menino Imperador (Praia do Anil) até à Igreja da Matriz

19h Novena na Igreja da Matriz

       Tema: “Fomos batizados num só espírito para formarmos um só corpo”

20h Cortejo da Igreja da Matriz para o Império (Praça Zumbi dos Palmares)

21h Apresentação das danças folclóricas no Império 

DIA 31/05 (DOMINGO) 

5h Amanhecer no Espírito - Igreja da Matriz

     Acolhida às comunidades  

     Missa 

6h Alvorada com Banda da Defesa Civil e queima de fogos

9h Cortejo da casa do Menino Imperador (Praia do Anil) até a Igreja da Matriz

10h Missa solene de Pentecostes na Igreja da Matriz

11h30 Distribuição das lembranças da Festa do Divino. Logo após, o Menino Imperador visitará o Asilo São Vicente de Paulo em cortejo (Folia do Divino, Banda da Defesa Civil, autoridades, cortejo com o bate moleque, vaca malhada e burrinha e pelo povo em geral).

16h Cortejo da casa do Menino Imperador até a Igreja da Matriz

17h Procissão do Divino Espírito Santo – Procissão percorrendo as ruas da cidade, conduzindo as imagens de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espírito Santo, acompanhada pela Ordem Terceira do Carmo, pela Ordem Terceira de São Franscisco, Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Liga Católica e Irmandade de São Benedito. Após a procissão ocorrerá a troca da coroa pelo Chapéu do Imperador e o apagamento do Círio Pascal.

19h Cortejo da Igreja da Matriz até o Império (Praça Zumbi dos Palmares).

20h Chegada do Menino Imperador ao Império (Praça Zumbi dos Palmares) – Apresentação das danças folclóricas

23h Encerramento das festividades com apresentação de vistoso espetáculo pirotécnico e queima do quadro Glória  simbolizando a paz entre os povos.  

NOTA: Todos os cortejos e festividades terão a participação de grupos de Folias.


Secretarias relacionadas: