Festa do Senhor do Bonfim 2009

Shows, missa e esportes para comemorar os 229 anos da igreja do Bonfim

Segunda-Feira, 04/05/2009 | .

O domingo, dia 3 de maio, marcou o encerramento da Festa do Senhor do Bonfim de 2009, em Angra dos Reis. Ao longo de três dias de atividades religiosas, esportivas, culturais e musicais, a festa teve um público estimado em 4 mil pessoas. Está foi a 229ª edição do evento, que foi realizada pela prefeitura e a Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar), juntamente com os moradores da comunidade do Bonfim, que sempre participam ativamente.

 As chuvas durante os festejos para o Senhor do Bonfim já são quase tão tradicionais quanto a própria festa, mas no ultimo dia o sol apareceu forte, garantindo uma bela manhã. Uma alvorada com 3 mil tiros de morteiro deu início à programação. Pouco depois foi dada a largada da corrida rústica do Bonfim, um percurso de 8km de ida e volta da Praia do Bonfim à Vila Velha.  Sérgio Barbosa Nunes ficou com o primeiro lugar, bem à frente de seus adversários. A programação esportiva já havia começado no sábado com a natação e a canoagem, marcada pelo domínio dos atletas da Acoar - Associação de Canoagem Oceânica de Angra dos Reis.

 Após a entrega da premiação aos corredores, o povo se dirigiu aos barcos para a travessia até a ilha onde está localizada a igrejinha do Senhor do Bonfim. Com o céu aberto e a água clara, a curta travessia ficou ainda mais bela. A missa começou às 10h15 e foi celebrada pelo frei Alonso. A tradicional imagem de Nosso Senhor do Bonfim circulou pela pequena igreja e foi tocada por algumas das centenas de pessoas que acompanhavam a cerimônia. Todos faziam seus pedidos depositando fé no padroeiro da comunidade. Depois de muito canto e orações, ao final da missa, dois bolos foram cortados e distribuídos para os fiéis em homenagem à aniversariante, a igrejinha do Senhor do Bonfim, que foi inaugurada no dia 3 de maio de 1780. A missa terminou com uma grande queima de fogos.

 À tarde, as imagens de Nossa Senhora Aparecida e Nosso Senhor do Bonfim saíram da igrejinha em um pequeno cortejo marítimo, dando voltas pela ilha até chegar à Praia do Bonfim. De lá, percorreu a Estrada do Contorno e entrou pelos condomínios do bairro. O presidente da Cultuar, Mário Luiz dos Anjos, acompanhou a procissão. O ex-prefeito Fernando Jordão também compareceu.

 Para encerrar o dia do Senhor do Bonfim, as bandas Anjos do Forró e Agitaê subiram ao palco montado na Praia. As barracas e os brinquedos no local garantiram a animação do fim da noite. De acordo com Alexandre Reis, morador da comunidade e organizador do evento, cerca de 60 pessoas trabalharam na festa. O pau-de sebo, a brincadeira mais esperada da festa, desta vez saiu vencedor. – Neste ano, ninguém teve coragem de subir,  brincou Alexandre.

LENDA
 Após retornar de uma longa noite de pescaria e passar pela enseada Batista das Neves, um pescador encontrou sobre uma pedra uma imagem de Cristo Crucificado. Ele a levou para o convento no Centro da cidade, onde a entregou ao frei e relatou o que havia acontecido.

 No outro dia, após retornar de sua habitual pescaria, o mesmo pescador se deparou com a mesma imagem que encontrara no dia anterior. Ele a pegou novamente, levando-a para o frei, que quando viu a imagem, disse que seria impossível ser a mesma do dia anterior, porque ele a havia guardado em local muito seguro.

 Quando o frei foi pegar a imagem para provar ao pescador que não era a mesma, ela não estava no local que ele havia guardado. Foi então que o frei percebeu que se tratava da mesma imagem e isso ocorreu também uma terceira vez.

 Diante deste fato o frei resolveu que se construísse uma capela em um local próximo do lugar onde a imagem foi encontrada. Essa capela foi erguida e em 3 de maio de 1780 a imagem foi nela colocada, de frente para o bairro que recebeu o nome de Bonfim, em virtude da imagem ser do Senhor do Bonfim (Cristo Morto Crucificado), mas no outro dia a imagem não estava na capela. Foram verificar na pedra onde ela foi encontrada, e lá estava ela. Então, a imagem foi levada de volta para a capela e colocada de frente para a pedra onde foi encontrada, permanecendo assim até os dias de hoje.
             
 Confira abaixo os resultados da programação esportiva da festa do Bonfim:

NATAÇÃO 
 

Geral infantil masc.
1º Lucas Honorato (9min42s)
2º Fábio Yukio (10min)
3º Lucas Gonçalves (11min20s)
4º Julian Cardoso (11min40s)
5º Caio César Maia (11min44s)

 Geral infantil fem.
1º Achyllen Costa (10min13s)
2º Tayrine Santos (10min41s)
3º Udmila da Silva (11min11s)
4º Amanda Souza (11min25s)
5º Rafaela Nogueira (12min29s)

 Geral adulto masc.
1º Diogo Giannotti (20min50s)
2º Sidney Pereira (24min)
3º Edilson Jordão (23min21s)
4° Charles da Silva Filho (23min20s)
5º Thiago Rodriguez (25min20s)

 Geral adulto fem.
1º Amanda Cristina Turute (22min48s)
2º Rebecca Zacaran (26min)
3º Simone Curi (27min41s)
4º Vanessa do Nascimento (29min33s)
5º Luciana Noronha (30min37s)

 Geral veterano masc.
1º Celso da Silva (21min20s)
2º José Carlos Azevedo (21min30s)
3º Paulo Riepe (23min43s)
4º Guilhermo Fernandes (24min)
5º Ronaldo Pastura (23min26s)

 Geral veterano fem.
1º Liana Maurício (38min22s) 
2º Marlene Beringer (48min50s)


CANOAGEM
 
 Classe I duplo masc.
1º Leandro da Silva e Eduardo Oliveira (1h7min33s)

 Classe I individual masc.
1º Luiz Wagner Pecoraro (1h8min20s)

 Classe I individual fem.
1º Taciara Roberta Soares (1h32min52s)

 Classe II masc.
1º Paulo Mota (1h1min25s)

 Classe III masc.
1º Plínio Bernardo (1h4min56s)

 Classe III estreante fem.
1º Larissa Oliveira (25min09s)

 Classe III estreante masc.
Pedro Folgosa (21min50s)


CORRIDA


 Geral adulto masc.
1º Sérgio Barbosa Nunes (28min55s)
2º Giarani Pieta (32min53s)
3º Carlos Eduardo Oliveira (35min23s)

 Geral adulto fem.
1º Tacyara Soares (40min39s)
2º Aparecida Matos (41min56s)

 Geral veterano masc.
1º Mário Clementino da Fonseca (33min8s)
2º André da Silva Filho (33min20s)
3º Adriano de Oliveira (33min54s)

Secretarias relacionadas: