Nem o mau tempo foi capaz de atrapalhar o II Festival da Cultura Japonesa, realizado no último fim de semana na Praia do Bananal, na Ilha Grande. Somente no sábado, cerca de 1.200 pessoas passaram pelo evento, que reuniu uma série de atrações típicas da milenar cultura oriental. A estrutura montada pela TurisAngra, maior que na edição do ano passado, agradou o público e os organizadores do evento, que já faz parte do calendário oficial do município.
Segundo Geraldo Faraci, vice-presidente da Associação das Pousadas da Enseada do Bananal (APEB) – organizadora do evento – o festival foi um sucesso. “A estrutura montada pela TurisAngra este ano foi perfeita. A praça de alimentação tinha muito mais barracas, e todas tiveram seus produtos esgotados. Isso sem falar da ocupação de 100% das pousadas. Só temos a agradecer à prefeitura”, comemorou.
O presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa, afirmou que o objetivo do evento foi alcançado. “Nossa intenção, ao apoiamos esses eventos, é, antes de mais nada, promover o local como destino turístico e, claro, garantir retorno para os pousadeiros. A programação do evento também ajuda, pois todas as atrações são ótimas e os artistas muito talentosos”, comentou Veníssius.
Durante o evento, o público conheceu um pouco mais da cultura japonesa por meio de shows e danças típicas, gastronomia, artes marciais, exposições e exibição de filmes. Nas oficinas, os participantes aprenderam a fazer pipas japonesas e a escrever seus nomes em japonês. Outra atração de sucesso foi o shiatsu, que atraiu dezenas de pessoas.