A Festa Internacional de Teatro (Fita) 2010 chegou nesta quinta-feira, dia 7, ao seu décimo terceiro dia confirmando o sucesso que já era esperado para esta sétima edição. O evento atingiu a expectativa de 90 mil ingressos vendidos e o número deve chegar a 95 mil. A Fita é realizada pelo “Jornal Maré” e conta com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, Sesc e Transpetro.
A noite foi da peça “A mulher do trem”, única a ser encenada. Interpretada pelo grupo Os Fofos Encenam, a peça, uma comédia francesa escrita no século 19, foi montada pela primeira vez no Brasil em 1920, no Circo Colombo. O espetáculo revitaliza a estética do circo-teatro, que teve seu auge nas décadas de 1930 e 1940.
– O público tem aumentado e se diversificado. Temos visto mais gente de outras cidade e estados, e também de bairros afastados do Centro de Angra, como Parque Mambucaba – analisou João Carlos Rabello, presidente do Jornal Maré e curador da Fita.
Rabello destacou momentos de emoção nesta edição da Fita, quando, na quarta-feira, 450 crianças da Ilha Grande e da Gipoia desembarcaram para assistir a peça “Histórias, causos e contos”, da Fitinha.
– Algumas crianças choraram de emoção e a gente chorou junto. Muitas delas raramente saem da ilha, imagine então para assistir uma peça de teatro – disse Rabello.
Ainda faltam 10 dias de apresentações. O festival, que começou no dia 25 de setembro, vai até 17 de outubro. Até lá, grandes atores ainda vão subir nos palcos da Fita, como Déborah Secco, Eduardo Moscovis, Marjore Estiano, Bianca Byngton, Ernani Moraes, Marcius Melhem, Paulo Beti, Luiza Tomé, dentre outros.
Os ingressos podem ser comprados sem sair de casa, pela internet. Basta acessar <www.fita.art.br> e clicar no banner da Ticketronic. Também estão sendo vendidos nas lojas Mr. Cat (rua Coronel Carvalho, 352. Tel: 24-3365-0971), Angrakolor (Rua do Comércio, 201. Tel: 24-3367-1414), e Aloha (Shopping Pirata's. Tel: 24-3365-5824).
Há sessões extras para as peças “Eu te Amo” e “Zé Vagão da roda fina e sua mãe Leopoldina”. A peça “Gimba, o presidente dos valentes”, que seria encenada nesta sexta-feira, dia 8, foi remarcada para a próxima quinta-feira, dia 14. A atriz Camila Pitanga, que faria parte do elenco, foi substituída por Taís Araújo.