Os alunos Alexandre de Souza Aires e Luciana de Oliveira do Polo Cederj Angra, acabam de se formar no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ. A cerimônia de colação de grau aconteceu no dia 29 de abril, no Salão Azul do Instituto de Biologia, juntamente com os demais formandos de outros polos e alunos de cursos presenciais da universidade, demonstrando que o ensino a distância possui o mesmo peso do ensino presencial.
Luciana e Alexandre fazem parte da terceira leva de alunos do curso de Ciências Biológicas. Segundo a diretora adjunta do polo, Maristela Pimenta, a turma, que começou com cerca de 40 alunos, foi sendo reduzida no decorrer do curso por desistência ou reprovação.
– Muitas pessoas não se adaptam ao sistema de cronograma de estudos, onde o aluno faz seu horário e grade, e param no meio do caminho por falta de organização – explicou Maristela, que chama a formação dos cursos a distância de formação autônoma, em que a responsabilidade sobre as matérias e aprendizagem é do aluno. Ela afirma, que o aluno tem todas as ferramentas necessárias para o aprendizado, e que se ele quer, vai fundo e aproveita todas as chances oferecidas a ele para sua formação.
Preconceito quanto ao polo
Os formandos, ao serem entrevistados, revelaram que muitos não se inscrevem no vestibular do Cederj nem se interessam pelos cursos por puro preconceito.
– Eu comecei a estudar aqui por falta de opção. No início, não levei muito a sério. Vim para ver no que ia dar e tive muito preconceito, mas fui surpreendida pela qualidade das matérias e avaliação. Tive que me dedicar muito para dar conta de tudo e consegui me formar – contou Paula Dias, que se formou no primeiro semestre de 2008 com Franscislângia de Araújo Costa e Aline Ferreira Neves de Souza, que atualmente cursa o curso de Bacharel em Ciências Biológicas em uma universidade particular no Rio de Janeiro e faz o trajeto, diariamente, em ônibus de grêmio estudantil.
– A diferença na qualidade é muito grande. O perfil dos alunos que estudam na universidade particular é muito diferente do que eu estava acostumada a conviver, aqui no Cederj. Geralmente, os alunos daqui se doam para o curso, procuram a informação e se preocupam com a qualidade dela. Nossos tutores são excelentes e o acompanhamento com os professores da universidade é excepcional. Se as pessoas soubessem disso, certamente não exitariam em estudar aqui – enfatizou Aline. Ela e as outras formandas do primeiro semestre contaram que já passaram em concursos públicos e estão aguardando serem chamadas.
Aumento da grade do curso de Ciências Biológicas
A grade do curso de Ciências Biológicas da UFRJ era composta por oito períodos, mas a partir do primeiro semestre de 2009 foi expandida para 10. Alexandre Aires, que se formou no dia 29 de abril, contou que o início da sua trajetória universitária foi o mesmo da maioria dos estudantes angrenses.
– Eu estudei durante dois anos em Volta Redonda. Eu ia todos os dias no ônibus do grêmio e cheguei a cursar 22 matérias. Quando soube do Cederj, decidi apostar, por não mais aguentar as indas e vindas diárias, mas a UFRJ só aproveitou sete das 22 disciplinas que cursei – falou Alexandre, que também comentou o nível do polo de Angra que é muito superior ao que ele cursava.
Jonni Guiller, coordenador do curso de Matemática do polo, também se formou no Cederj. Ele já havia passado no concurso da prefeitura, do Estado e agora no federal, e desde o começo do ano está na coordenação do curso no polo.
– Estou cursando Engenharia de Produção em uma universidade particular no Rio, consegui eliminar muitas matérias, por já tê-las cursado aqui, e também fico surpreso com a diferença do nível entre as universidades públicas mesmo o curso sendo a distância – afirmou Jonni.
Inscrições abertas para o Vestibular 2009
Os exemplos desses novos profissionais servem de incentivo para que outras pessoas trilhem o mesmo caminho. Portanto, se você deseja obter o mesmo sucesso, inscreva-se para o novo Vestibular do Cederj / 2009. As inscrições já estão abertas desde segunda-feira, 11, e vão até 5 de junho.
Quem deseja se inscrever, só poderá fazê-lo pelo site: www.cederj.edu.br/vestibular. As provas serão aplicadas no dia 4 de julho e o valor para inscrição é de R$ 42,00.